quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Salkantay - Segundo Dia








De Soraypampa a Challway - Distância percorrida 17 km
Depois da noite mais fria, uns 5 graus negativos, acordamos 5:30 am com chá de coca ainda na barraca!!!
Arrumamos tudo para as 6:00 am os carregadores desfazerem o acampamento e correrem pro próximo ponto de parada!!!
Tomamos o café, e depois Darwin reuniu o grupo para uma explicação muito emocionante!!!
Começou falando que seria a parte mais difícil da nossa caminhada, e que talvez alguém poderia passar mal, e se isso acontecesse era proibido deitar no chão, porque isso faz piorar o estado do corpo, é melhor ficar sentado e tentar respirar.

Depois, explicou que aquela caminhada seria uma analogia a nossa vida, com momentos tranquilos e momentos muito difíceis!!! E por isso deveriamos seguir lentamente, cada um no seu ritmo, sem competir, para que cada um vencesse esse desafio pessoal.
E falou que Salkantay, em Quechua, quer dizer Intocável, e que ninguém até hoje conseguiu atingir o seu cume nevado!!! Apenas três pessoas do Japão, chegaram ao topo nevado de Salkantay, mas durante a descida seus corpos desapareceram, e somente suas mochilas foram encontradas!

Depois disso, explicou que a folha de Coca é sagrada para o povo dos Andes, e nos apresentou a Trilogia Inca, com três folhas de Coca juntas, o Q'intu, que representam:
CONDOR, PUMA e SERPENTE, que significa Vida Espiritual, Vida Terrena e Vida do Submundo, ou dos mortos.

Para terminar, falou que quando se chega lá em cima, é possivel sentir a Energia Viva de Salkantay invadindo nosso corpo e que isso nos tornaria muito confiantes e cheios de vida para continuarmos a caminhada!!!

Começamos totalmente em silêncio, com uma sensação de que estavamos sendo desafiados por Salkantay, que soprava uma brisa andina muito gelada. Cada passo que dávamos em direção ao Intocável, a temperatura baixava e o oxigênio ficava mais escasso!

Darwin disse que quem leva uma pedra da base da montanha até o topo, e acredita nisso do fundo do coração, tem seu desejo realizado( apacheta ), quando eu peguei uma pedra para levar comigo, apertei ela na minha mão e pensei:
-Aconteça o que acontecer essa pedra vai comigo até lá em cima!!! Nesse momento um turbilhão de pensamentos e sentimentos invadiram minha alma e comecei a chorar como criança, e me veio a cabeça tudo que agente passou e se preparou para aquele momento!!!

Então comecou a subida em zigue zague, que duraria umas duas horas, lentamente e prestando a atenção na respiração. Passei por muitas pessoas paradas durante a subida e fui reencontrando os amigos do nosso grupo PUMAS.

Enfim, o topo, estavámos a 4650 metros acima do nivel do mar, todos se abracando e tirando fotos, quando alguém avista um Condor sobrevoando Salkantay!!!
Nós haviamos conseguido!!!!

Lá em cima, tem um lago de água verde e calma, onde fizemos um descanso para começar a descer a face de trás da montanha, que duraria a tarde toda!!!
Conforme iamos descendo o relevo ia mudando, estávamos adentrando uma região de Serra Umida, em sentido ao vale.

Quando faltava pouco tempo para chegarmos ao acampamento, uma chuva torrencial!!! Lavou nossa alma...e nossos sacos de dormir!!!
No acampamento, os carregadores de bagagem, ficaram segurando os sacos de dormir, um por um, no fogão a lenha, para secar!!!
Jantamos e quando saimos da tenda, o céu ja estava limpo e nos dizendo que dia seguinte teriamos mais caminhada!!!
Barracas de acampamento montadas, fomos por roupas secas e dormir!!!

Todas as fotos em http://picasaweb.google.com/Celsoloto/ViagemPeru e também em http://picasaweb.google.com/lizoide/AndarilhoDaIlha#

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Salkantay - Primeiro Dia








Mollepata até Soraypampa - Distância percorrida 19 km

Acordamos ás 4 da manhã, pois o guia nos pegaria as 04:30am. Ficamos aguardando na portaria, junto algumas pessoas que voltavam da balada, e nós, sentindo aquele frio na barriga.

Um cara de Israel, ficou conversando com a gente sobre o Brasil. O cara viajou o mundo inteiro e conhece mais do Brasil do que muita gente. Nas palavras dele: "O Brasil é o melhor país do mundo" !!! E é mesmo !!!

Ás 04:30am, depois de muita espera e ansiedade chegou o figura, chamado Milton, era nosso segundo guia. Descemos a rua em direção a Plaza De las Armas para pegar os bus e nos juntarmos aos outros. Ficamos sabendo que nosso grupo seria de 14 pessoas.

Todos no bus, seguimos viagem em direção a Mollepata, o pequeno vilarejo de onde iniciariamos nossa caminhada.

3 horas depois, entre paisagens maravilhosas de picos nevados, sono e muito, muiiiito frio, chegamos em Mollepata. Lá conhecemos o primeiro guia, Darwin, que nos deu algumas informações sobre o trajeto.

Eramos 5 brasileiros, Celso, Alexandre, Igor, Diego, Tiago, um casal da Holanda, Mirtha e Iag, um casal da Belgica, Manu e Isabelle, uma garota da Eslováquia, Viktoria, duas de Londres, Fiona e Caroline e dois da Espanha, Carlos e Carlos. Fomos denoninados pelo guia Darwin de PUMA´s Family, seriamos como uma familia, nos próximos 5 dias de caminhada. Caminhando, dormindo e comendo juntos. "Enjoy chicos, enjoy "

Primeria missão, uma subida de 7 horas até Soraypampa. A primeira jornada de 4 horas pela manhã, até o ponto onde iriamos almoçar em Cruzpata. E a segunda jornada, mais 3 horas até a base da montanha nevada Humantay.

A subida começou tranquila, mas aos poucos, foi ficando puxado, devido a altitude, a falta de ar é o maior desafio. Alguns com mais facilidade, outros com dificuldade, chegamos há um pequenos acampamento onde os cozinheiro ja tinha preparado o rango.

Sopa Inca de entrada, macarrão com Chincha Morada ( tipo de refresco feito a partir de uma espécie de milho roxo, limão e açucar ) e sobremesa. Foi ótimo, estávamos todos famintos. Depois de uma ciesta de 20 min, continuamos a caminhada. Agora a próxima parada seria o acampamento na base da montanha de neve, em Soraypampa.

Enquanto parávamos em alguns pontos pra descançar, passavam por nós, correndo, os arrieiros, carregadores que desmontam o acampamento e chegam antes da gente para montar o próximo.

Quanto mais nos aproximávamos do nevado, mais frio fazia. A esse momento ja tinhamos subido mais de 1000 metros de altitude, e próximos aos 4 mil metros, o temido Salkantay.

Após um merecido descanso, e nossa tenda-sala de jantar armada, fomos chamados para la ceña. Puma's Family reunida, água herbida, te de coca e jantar servido.

Depois de la ceña, frio abaixo de zero, mais informações do guia Darwin. Acordaríamos as 05:30 da manha e nossas tendas e mochilas deveriam estar liberadas as 06:00 para os arrieiros empacotarem tudo e levarem para o próximo acampamento. Teríamos o desayuno e sairiamos para o trecho mais puxado de 7 horas, subindo a 4650 metros acima do nível do mar.

Aproveitamos o final da noite para descontrair e tirarmos umas fotos com nosso chefe de cozinha, Faustino.

Nesta noite, ficou uma impressionante lembrança de uma foto que ninguém conseguiu tirar, mesmo com os recursos das máquinas mais modernas que estavam presentes.

O gigante Humantay, imponente, com seu branco nevado e brilhante apesar do escuro. Essa foto esta gravada na memória de todos que estavam lá e mais ninguém.
Boa Noite, até a proxima.



segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sétimo Dia






Cusco, domingo
Domingo, pela primeira vez, acordamos mais tarde e foi o dia de arrumar a mochila para ir caminhar na segunda 4:30 am!!!
O Hostel Loki, possui um serviço de Storage, que se pode deixar suas bagagens armazenadas sem pagar nada, botamos o mínimo possível na mochila e guardamos o resto das nossas coisas!!!
Com tudo pronto, e um frio na barriga, saimos por Cusco para ir ao mercado e fazer cambio de dinheiro!

Para nossa surpresa, na Plaza De las Armas em 8 de setembro, acontece um Desfile para Virgem Natividad de Almudena, com blocos das Escolas, Blocos de Idosos e da Igreja!!!
Ficamos um bom tempo assistindo, fotografando e filmando o desfile!
Depois, por coincidência, reecontramos o casal de brasileiros que conhecemos indo de Puno para Cusco, Marcelo e Camila, que estavam voltando do Vale Sagrado e Machu Picchu. Eles estavam em estado de graça, e nos disse que iriam a Lima na segunda feira.

Voltamos ao Hostel, pegamos o Sleeping Bag que alugamos, próprio para temperaturas de até 15 graus negativo e fomos pro quarto!
No nosso quarto estava chegando um cara sozinho, com uma cara meio triste.
Perguntei o que havia acontecido, ele era canadense e nos disse que que fez o Down Hill da Morte na Bolivia e aconteceu um acidente!
O Down Hill da Morte, é uma decida de montanha feita com bicicletas Moutain Bike alugadas, onde se fica seis horas somente descendo, com carros subindo, e um precipício ao lado !!!
Conclusão, passou um carro, ele tirou a mão do guidão para cobrir a boca contra a poeira, bateu numa pedra e caiu por cima da bike!

Fraturou a clavicula e teve que por três pinos no ombro, num hospital aqui na Bolivia, o seguro dele pagou tudo!! E ele vai continuar a viagem assim mesmo!
Depois disso, era dormir, acordar as 4:00 am e ir encontrar o guia e ir para nossa jornada!!

Sexto Dia



Cusco, sábado
Tudo pronto para a caminhada a Salkantay!!!!
O Hostel Loki realmente é o lugar mais interessante que eu já me hospedei em toda minha vida!!!
No sábado, joguei baralho em uma mesa que tinha duas meninas de Londres, uma da África do Sul, Yoanna, linda, gente boa e surfista,um australiano, o Dan e o Celso!!!
Depois, estávamos na cozinha coletiva, comendo cenouras, e chegou um alemão Max e um suiço, muito gente boa!!! Eles falaram que os brasileiros sao as pessoas mais sorridentes do mundo e demos boas risadas juntos. Eles nos contaram que a vida noturna de Cusco era muito boa, e que sábado era o melhor dia para sair!

Como estavámos indo dormir sempre as nove ou dez da noite, por caminhar o dia todo, resolvemos sair para conhecer a noite de Cusco!

Fomos ao Mama Africa e foi muuuuuuito bom!!! O lugar é uma mistura de cusquenhos e turistas do mundo todo!!! Não se paga nada pra entrar e a pista de dança é animadissima!!!!
O DJ chega tocar, além de umas Salsas muito brega, Madonna, Bonde do Tigrão e O Tchan!!!

Quando estava dancando, vi uma alemã sorrindo para mim e fui falar com ela, se chama Magdalena, está morando em Cusco e é auxiliar em uma escola de crianças.
Para minha surpresa ela achou que eu era local de Cusco, o que me deixou felizão, por estar totalmente em casa no Peru!!!
Estava dançando com ela, quando me aparece todos os brasileiros que conhecemos no avião vindo do Brasil!!!
Foi uma festa!!! Nos abraçamos, conversamos e dançamos!!!
Isso já era umas 3:00 am, então, voltamos para o hostel para dormir!!!

Todas as fotos em http://picasaweb.google.com/Celsoloto/ViagemPeru e também em http://picasaweb.google.com/lizoide/AndarilhoDaIlha#

sábado, 6 de setembro de 2008

Quarto e quinto dia







Cusco, 07:30 - sabado
Ontem, acordamos bem cedo, e fomos tomar o café da manhã aqui no Hostel Loki. É incrivel estar numa mesa conversando com ingleses, irlandeses, e africanos sobre as viagens pelo mundo!
Muitos europeus quando terminam a faculdade, compram um ticket de avião que dá direito a fazer umas seis paradas por qualquer lugar do mundo!!! E é muito comum ouvir frases como:
- Estou vindo da Ilhas Fiji, Nova Zelândia, Ásia, China, Bolivia e depois estou indo para Chile e Brasil!
Saimos para caminhar, e na Plaza De las Armas, pegamos informações para subir até Sacsayhuaman, um templo inca muito conhecido e grande!

Um garotinho de uns nove anos, ouviu agente perguntando sobre Sacsayhuaman e subiu a ladeira na nossa frente. Eu comecei a conversar com ele, seu nome era Jon, e ele falou que nos mostrava os sitios arqueológicos que tinha lá em cima!
Nós fomos, além de Sacsayhuaman, para Quenqo, e Laqo, que foi incrivel porque estão escavando agora, e estava cheio de arqueólogos fazendo estudos e escavações!!!

Qenqo é impressionante, e muito grande, existe Mesa de Sacrifício, templos e passagens subterrâneas.

Depois de ver tudo lá em cima, descemos para a Plaza , almoçamos e fomos porcurar a Amazing Adventures, que era nossa indicação de um bom guia para fazer a nossa caminhada final!

Agente pediu informação, e uma mulher local falou que era bem pertinho, fomos andando por mais de uma hora e percebemos que o endereço nos levava a casa do guia, que era numa zona residencial e totalmente fora da área turistica, conhecemos Cusco quase inteira com essa caminhada!

O guia realmente é muito gente boa, e fechamos com ele para fazer a esperada trilha de Salcantay dia 8 de setembro, segunda feira.
Conseguimos um bom desconto e uma mula vai levar nossa mochila.

Hoje vamos caminhando até a Rodoviaria comprar nosso ticket de ônibus de volta para Bolivia, e nossos vôos de La Paz-Santa Cruz,e Santa Cruz-Floripa já estão comprados também.

Ps:Cada vez que lemos um comentario novo, ficamos bem emocionados e nos volta a memoria nossa família, amigos, São Paulo e Santa Catarina!!!
Gostariamos de dizer do fundo do coração, OBRIGADO...A TODOS, e podem ter certeza que é possivel sentir daqui toda a Energia Positiva que estão passando para gente, dando-nos força para continuar!!!
Todas as fotos em:http://picasaweb.google.com/Celsoloto/ViagemPeru e também em http://picasaweb.google.com/lizoide/AndarilhoDaIlha#


quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Terceiro Dia






Terceiro Dia - La Paz para Cusco

Cusco - Peru, 10:50 AM

Pegamos o Autobus, ontem ás 8 am em frente ao cemitério de La Paz, seguimos viagem em direção a Copacabana com previsão de 4 horas de viagem.

Praticamente, éramos os unicos estrangeiros do ônibus, estavamos juntos com figuras estranhissimas, que fazem parte da cultura Boliviana. Tudo ocorreu bem, a paisagem é maravilhosa, sempre com picos de montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes do lado direito. Aos poucos, fomos nos aproximando do lado sul do Lago Titicaca. Paramos para algumas revistas da policia boliviana procurando muambas levadas pelas figurinhas típicas da região.

Chegamos ao lago Titicaca e atravessamos de balsa, nós de um lado e o bus do outro.

Continuando o caminho chegamos a pequena cidade de Copacabana, só de passagem.

Deu pra comer uma deliciosa e famosa truta do Lago Titicaca. Enquanto aguardávamos o ônibus para Puno, conhecemos um casal de novos amigos andarilhos, Marcelo e Camilla, que são do Espirito Santo, Brasil.

Juntos, seguimos rumo a Puno. Chegando em Puno, pegamos um barco para conhecer a ilha de Uros, e o povo que vive em suas ilhas de totora.

Mais uma conexão, agora com destino a Cusco e previsão de 8 horas de viagem. Essa foi da pesada, o dito bus cama (leito no brasil) era um ônibus muito velho que chegou ás 22 pm com 2 horas de atraso.

O mais incrivel, foi que as passagens começavam a ser vendidas dos bancos do fundo pra frente, sendo que a metade da frente ficou praticamente vazia. Logo entendemos o porquê.

Aquelas figurinhas tipicas, entraram para ocupar as fileiras do fundo com inúmeras bagagens, enormes sacolas de contrabando, que iam escondendo entre os bancos e corredores para não serem pegas pela Polícia peruana. Depois de muita risada e demora para mocozar todas as "muambas", seguimos em frente. Desta vez haviam muitos turistas europeus, de brasileiros eramos somente nós quatro.

O trajeto foi péssimo, o ônibus não engatava as marchas direito, fez inúmeras paradas. Dentre elas, no meio da madrugada, entra a Polícia peruana já procurando as muambas e discutindo com as figuras. Diante de muita choradeira das mulheres, os policiais ficaram com algumas caixas e liberaram a viagem.

Enfim, chegamos. Por volta das 06 da manha e Cusco, quebrado da viagem.

Neste momento estou escrevendo este post em um albergue muito interessante com muitos estrangeiros. Até agora não vi nenhum brasileiro.

O Hostel Loki, é bem interessante, e deve ser bem famoso na Europa, a língua oficial aqui é o inglês. E se quiser, pode-se trabalhar aqui mesmo no bar para pagar a estadia.

O café da manha vai até a uma da tarde, e nós brasileiros ( e muitos gringos também )fazemos uns três cafés por dia!!
Todas as fotos em:http://picasaweb.google.com/Celsoloto/ViagemPeru e também em http://picasaweb.google.com/lizoide/AndarilhoDaIlha#



terça-feira, 2 de setembro de 2008

Primeiro e Segundo Dia






La Paz, 17:35
Estamos no Hotel Torino em La Paz, que está localizado bem no centro da cidade. O vôo Floripa-São Paulo foi bem tranquilo, depois, esperamos quatro horas no aeroporto de Guarulhos para fazer a conexão a Sta. Cruz De la Sierra, meus pais passaram no aeroporto e logo era hora de voar de novo.
Chegando em Sta Cruz a 01:00hs de 1 de setembro, descobrimos que teria um vôo para La Paz ao meio dia, e tivemos uma noite de sono nas cadeiras do aeroporto, estava tão cansado que dormi muito bem!
No nosso vôo havia mais sete pessoas com o mesmo plano de viagem e a partir daí o Andarilho da Ilha eram 9 brasileiros, todos muito gente boa!!!
O Mochileiro tem sempre dentro de si, um espírito de União e Companheirismo que é admirável, acabamos de nos conhecer e já tinhamos uma família viajando conosco.
No dia seguinte conhecemos duas mulheres, uma do Paraguai, Liliana e uma jornalista americana, que está morando na America do Sul a anos e falava espanhol muito bem, a Elisabeth!
Ela nos chamou para ir a Catedral da Praça 24 de septiembre,que é linda!
Pegamos o vôo para La Paz, e fizemos a panorâmica mais emocionante da minha vida, com um visual do nevado da Cordilheira Boliviana, o pouso é um tombo, o avião perde altitude em um minuto e já está no chão!
Não tivemos tempo de adaptação, e por isso só para entrar no aeroporto, tivemos que sentar numa cadeira e descançar, com uma sensação estranhissima!
Chegamos todos ao hotel, e a noite compramos equipamentos de montanhismo, que nos faltava para fazer Salkantay!
Hoje cedo, pegamos uma van e fomos ao topo de Chakaltaya, uma estação de esqui que fica a 5300metros de altitude!!!
Na subida final, de 300 metros, que se faz a pé, todos ficam muito mal, com dor de cabeca e falta de ar, mas o nosso grupo inteiro chegou ao topo, foi uma sensação de realização muito forte!!!
Agora, estamos esperando nosso ônibus para Copacabana, que sai a 05:00hs de 03 de setembro.
A Bolivia nos surpreeendeu, com um povo simpático, belas mulheres e tudo é muito barato, pois nosso Real vale 4 vezes mais o Peso Boliviano. Portanto a diária do hotel com banheiro é 10 reais!!!
Todas as fotos em:http://picasaweb.google.com/Celsoloto/ViagemPeru e também em http://picasaweb.google.com/lizoide/AndarilhoDaIlha#


domingo, 31 de agosto de 2008

Diario virtual da Trip


Florianópolis, 15:00hs.
Estou em casa com tudo pronto na mochila, escrevendo a primeira postagem sobre a trip para o Perú, Bolivia e Chile, aguardando o Celsô para irmos ao aeroporto!!!
O vôo sai de Floripa ás 17:00hs, do dia 2 de setembro de 2008, para São Paulo e chegaremos a Santa Cruz de La Sierra a 01:00h de segunda feira.
Esse sentimento de estar indo para um lugar que eu nunca estive antes é simplesmente indescritível, acho que o ser humano deve viver em busca dessa sensação sempre! É muito bom!
Começo a entrar num estado de espírito que mistura curiosidade e uma certeza de que tudo vai dar certo e que voltaremos pra Floripa com ótimas histórias ( e imagens! ) na bagagem!
Daqui pra frente estaremos mergulhando num mundo totalmente novo, que fala uma língua diferente do nosso português, e o objetivo final é fazer a Trilha de Salkantay, 70kms caminhando para chegar em Machu Picchu!
Na primeira oportunidade faremos a segunda postagem já em terras Bolivianas!
Grande abraço a todos!!!!

sábado, 23 de agosto de 2008

Fernando de Noronha

Porto de Santo Antonionio
Praia do Cachorro - Noronha
Mergulho em Noronha
cacimba do padre noronha
baia do sancho
baia dos porcos noronha
Sueste Noronha
Aeroporto Noronha Trip Tur

MAIS FOTOS
http://picasaweb.google.com/Celsoloto/Noronha

Andarilho pega uma trilha errada e vai parar na ilha de Fernando de Noronha...

Foi tudo muito rápido. Saímos pra Recife-PE a trabalho e apareceu uma oportunidade imperdível. Pegamos a TripTur e disparamos. O Lugar é um sonho, parece irreal de tão lindo. Os locais receptivos, as pessoas, tudo incrível.

Tempo fechado e muita chuva, parecia que o avião não ia conseguir pousar. Mas, nosso santo é forte e como disse Leo. "Um dia lindo de sábado se meteu entre uma sexta e o domingo de chuvas torrenciais."

Alugamos uma Honda Tornado e começamos a explorar o lugar de praia em praia. Mergulho no Porto com tartarugas, batismo com tubarões e trilhas de moto e muita lama pra Cacimba do Padre, Cachoeira em Sancho, Fotos na Baía dos Porcos e outras maravilhas de Noronha.

Domingo acordamos com a chuva caindo pesado de novo. Mesmo assim, dizem que o avião pra Noronha não pousa, se joga. E foi assim mesmo...

por CelsoLoto

http://www.noronha.com.br/
http://www.noronha.pe.gov.br/



domingo, 3 de agosto de 2008

Mirante da Lagoa a Monte Verde e Costa da Lagoa



















Extensão:17.900m Tempo de Caminhada:8horas Grau de Dificuldade: Pesada

Essa caminhada foi a segunda mais pesada que fizemos até agora, saimos da Plataforma de Parapente no Morro da Lagoa, subimos até a Trilha da Figueira, onde se tem uma bela vista da Lagoa da Conceição. Depois seguimos pelo topo da montanha caminhando rumo ao Norte. Passamos por lugares incríveis como uma bela gruta, uma nascente cheia de peixinhos e uma lage de pedra no meio da montanha, atravessamos toda a Ilha sentido Leste Oeste. Essa trilha não é recomendada sem um guia, porque existem algumas bifurcações e quando se está chegando perto de Monte Verde a trilha desaparece, por não passar ninguém a muito tempo. A chance de se perder é grande.
Quando chegamos ao alto de Monte Verde, decidimos voltar tudo por cima e saimos na Cachoeira da Costa da Lagoa, pelo alto.
Fizemos um descanço, e continuamos a caminhada pela Trilha da Costa da Lagoa,
nesse ponto já havia anoitecido e saimos no Canto dos Araçás.

Pesquisar este blog