quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Diario da Trip Argentina - Dia 3














O dia 31 de dezembro de 2008 foi simplesmente incrível, acordamos cedo e nos preparamos para fazer a tour Circuito Norte, onde pagamos P$140,00 por pessoa, e fechamos no próprio Corre Caminos.
Em pouco tempo a van estava na porta do hostel, e conhecemos o guia Fernando, local de Salta, professor de ciências políticas e excelente guia! E também Hernan, que é de Buenos Aires.
Saimos da zona urbana de Salta, e a primeira parada foi em Campo Quijano, onde se encontra um trêm de carga, movido a vapor do ano 1920, que percorria uma rota de 571 kilometros até o Chile.
Depois fomos a impressionante Santa Rosa de Tastil, onde existe ruínas pré-incaicas, que são um grande mistério para os antropólogos, porque apesar de se calcular uma população de 2500 a 3000 pessoas, na época da chegada dos espanhóis, a cidade estava totalmente desabitada.
Seguimos viagem, subindo a 4080 metros sobre o nivel do mar, onde o "soroche", que é o mal da altitude, pegou a todos nós, porque não houve um tempo para aclimatar o corpo, então todos sentiram forte sonolência, dor de cabeça e confusão mental, nesse trecho vimos paisagens incríveis com muitos picos nevados no horizonte. Paramos para almoçar em Santo Antônio de los Cobres, onde escolhemos comer pratos tipicos da região, com bife de lhama a milanesa, e salada, com o chá de coca para ajudar na digestão.
Na parte da tarde, seguimos por mais de uma hora para chegar na Salina Grande, que é um enorme deserto de sal, com supreendentes 12000 hectares de extensão.
Depois, subimos a 4180 m.s.n.m. na Costa de Lipán, o ponto mais alto da tour, e descemos até Purmamarca, para visitar o morro de 7 cores, que é colorido pela alta quantidade de minerais contida em toda aquela região.
Depois voltamos a Salta, onde chegamos por volta de 21:00 hs, comemos, descançamos e fomos dar uma caminhada pela cidade, ficamos até 12:30 hs e já voltamos pro hostel, estávamos muito cansados para esperar as baladas, que abriam por volta das duas da manhã.
Estava rolando uma festinha no bar do hostel, mas 01:30hs eu já estava dormindo, tinha sido um longo dia.

Todas as fotos da trip em http://picasaweb.google.com/lizoide/TripArgentina#

Diario da Trip Argentina - Dias 1 e 2












Nós fomos de carro até São Borja, Rio Grande do Sul. Onde cruzamos a fronteira com a Argentina para seguirmos de ônibus rumo ao noroeste argentino.
Na cidade de Santo Tomé, compramos passagem para Salta, com três conexões. O primeiro trecho ia até Ituzayngo, levaria umas três horas e foi bem tranquilo, pela empresa Crucero Del Norte. O segundo trecho até Resistencia, foi num Bus cama, da empresa La Nueva Estrella, e levou quatro horas, e foi um dos melhores ônibus da viagem. O ultimo trecho que duraria 12 horas, ou seja, a noite toda, foi num ônibus velho e cheio de crianças chorando e vomitando no chão. Durante toda a viagem não tem nenhuma parada em restaurante/lanchonete, o comissário serve um jantar sinistro, que inclui um misto frio, e um arroz com frango...foi uma noite daquelas!
Quando chegamos em Salta, ás 06:30 hs, vi um mochileiro saindo do nosso ônibus com a bandeira do Brasil na mochila, e fui falar com ele.
O Rafa é de Minas Gerais, muito gente boa, estava vindo do Paraguai, viramos amigos na hora e começamos a trocar idéias e planos de viagem ainda na rodoviaria de Salta.
Decidimos ir ao Hostel Corre Caminos, que dava para ir caminhando. Chegando no hostel ficamos num quarto compartido, com dois ingleses e um alemão, que no dia seguinte trocaria de lugar com uma suiça e uma israelense.
Como todos os hostels da juventude o ambiente é ótimo, todos são bem educados e se pode ter boas conversas sobre as viagens ao redor do mundo.
Saimos para conhecer Salta e ficamos admirados com o bom estado das construções antigas e com a imponência da Catedral Basílica na Plaza 9 de Julio.
Almoçamos no Mercado Municipal e fomos caminhando até o Mercado de Artesanato Local, onde tem pinturas e bordados lindos.
Ainda voltamos a tempo de subir a escadaria que leva ao mirante da cidade, com mais de mil degraus. E ter uma vista panoramica de Salta.
Quando anoiteceu voltamos ao hostel, para jantar descançar e dormir para acordar as 06:00hs e fazer uma tour de carro pelo norte do país.

Todas as fotos da trip em http://picasaweb.google.com/lizoide/TripArgentina#

domingo, 18 de janeiro de 2009

Simplicidade Voluntária

Comprar faz mal à saúde

É a vergonha que leva as pessoas às compras. E o consumismo desestrutura a família. Eis as opiniões da fundadora do movimento pela vida simples. Renata Leal

Vicki Robin costuma se comparar a uma missionária que viaja pelo mundo aplicando vacinas. Uma das fundadoras do movimento Simplicidade Voluntária, a escritora americana prega a abstinência do luxo, o respeito ao meio ambiente e considera que o grande mal do planeta é o consumismo. Chamada pelo jornal The New York Times de 'profeta dos enxugadores do consumo', ela está no Brasil para uma série de palestras em várias capitais. Nelas, tenta ensinar os ouvintes a não buscar a felicidade no shopping, a pensar duas vezes para abrir a carteira e a fazer um exercício antes de comprar qualquer coisa: calcular quantas horas de trabalho foram necessárias para ganhar o dinheiro que se pretende gastar.

"Muitas vezes, numa sociedade consumista, as pessoas se dão conta de que têm muito, consomem muito, fazem tudo muito rápido e não têm horas suficientes para fazer o que realmente querem. É a doença do muito. O consumismo nos distrai e enche todas as horas do dia. Quando estamos cansados, não temos tempo sequer para pensar no que realmente queremos. Vida simples é viver com o suficiente, o essencial." http://www.amigasdapracinha.com.br/?page=ver_materia&cat=Antena&id=776

Sites sobre simplicidade voluntária:
No Brasil:
http://www.simplicidade.net/Site do Jorge Mello, adepto e um dos principais divulgadores da simplicidade voluntária no Brasil. Jorge dá workshops sobre Conversation Café e Círculos de Simplicidade. A idéia é formar multiplicadores que possam organizar esses encontros em diversas partes do país.
Fora do Brasil:
http://www.awakeningearth.org/Site do Duane Elgin, autor do livro Simplicidade Voluntária (Cultrix). Vale a pena conferir o link writing, onde se encontram textos escritos pelo autor e entrevistas concedidas por ele. Uma bela atualização do pensamento de Duane Elgin sobre simplicidade voluntária e sustentabilidade, já que o livro que deu nome ao movimento é de 1981.

" Para ser feliz, o ser humano precisa somente de duas coisas:cultivar sementes de paz em seu coração e ter bons amigos. " - Buddha

Torço para que esse momento de crise economica, Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, desaceleração da economia sejam os primeiros passos passo a queda do capitalismo. Quem sabe as proximas gerações, se ainda houver tempo, irão se voltar para o crescimento sustentando voltado para a simplicidade. Simplesmente ter apenas o necessário.

Isso não significa que nao podemos ter coisas boas, uma casa bonita ou um bom carro, mas parar de ter para ostentar, ter por apenas ter e para os outros verem o que temos.

E assim, talvez, o planeta poderá ter de volta, se ainda houver tempo, o que tiramos de nós mesmos, a riqueza extravagante e exuberante, a beleza da mãe natureza. Essa sim deve ser ostentada e exibida a com orgulho para os outros.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Boa trilha








Todo mundo que gosta de trekking, sabe o valor de ver uma boa trilha.
Com uma bela paisagem, sem vestígios humanos, e de preferência...vazia.
Algumas trilhas nos remetem a tempos remotos, quando serviam de caminho para nossos ancestrais, buscar alimento, se locomover, ou simplesmente, alcançar o topo da montanha, ficar mais perto do céu.
Poder contemplar essas paisagens nos leva a um sentimento único, o sentimento de estar vivo, de fazer parte da nossa história, de caminhar por locais reservados a poucos.
E de poder voltar.

O Andarilho da Ilha está a cinco meses no ar, e já conta com 4170 visitas de páginas.
Com mais de 3000 fotos tiradas, resolvemos escolher algumas que tentam passar essa sensação, que não precisam palavras...
Boa trilha!!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

SALKANTAY-Documentário

Documentário sobre o trekking do Andarilho na Trilha de Salkantay, no Perú. A viagem vai de Santa Cruz De La Sierra na Bolivia até Machu Picchu, passando por La Paz, Lago Titicaca e Cusco.





segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Mapa de Machu Picchu


Esse mapa da Cidade de Machu Picchu, serve bem para encontrar os principais templos e locais a serem visitados.
A principal teoria sobre Machu Picchu diz que a cidade foi contruída para ser uma universidade inca, de observação astronômica. E também uma Acllahuasi, moradia para as Virgens do Sol, que era onde as meninas mais perfeitas da sociedade, eram isoladas para retiro religioso.

1- The City Gate, O Portão da Cidade, era a entrada principal de Machu Picchu, de onde se tem aquela clássica visão, emoldurando Huayna Picchu ao fundo. O local no mapa está correto, mas a foto está errada. Na foto é Inti Punko, o Portão do Sol, de onde se tem a primeira vista de Machu Picchu, vindo caminhando pela Trilha Inca Tradicional.

2- Ñusta's Bedroom, é o Quarto da Princesa, tem esse nome porque Hiram Bingham, o redescobridor de Machu Picchu, encontrou muitas peças femininas, como flores, tecidos coloridos e adereços nessa sala.

3- Temple of the Sun, Templo do Sol, um dos principais templos da cidade, por ser o único com parede curva. Era usado para medir o solistício de verão e de inverno, por duas janelas posicionadas exatamente no alinhamento do sol nascente. Quando a luz do sol atingia um exato ponto na pedra marcava o início da estação.

4- Royal Tomb, Tumba Real, localizada logo abaixo do Templo do Sol, Bingham o chamou assim, por deduzir que logo abaixo do Templo do Sol, estaria a múmia de um soberano inca, considerado o Filho do Sol.
5- Ritual Fountains, Fontes Rituais, Existem 16 fontes no Setor Urbano, por a água ser adorada como um deus, pelos incas. Hoje acreditam que eram feitos rituais naquelas fontes.

6- Royal Palace, Palácio Real, assim chamado por estar logo ao lado do Templo do Sol, também por ter as paredes polidas com melhor acabamento e porque é onde esta localizado a primeira das queda de água.

7- Temple of the Three Windows, Templo das Três Janelas, Hiram Bingham deu esse nome, mas hoje é chamado de Templo de Pachamama, a Mãe Terra, porque as três janelas representam a Trilogia Inca, muito importante para a religiosidade inca por representar o Mundo Futuro, o Mundo Real e o Submundo, ou mundo dos mortos.

8- Main Temple, Templo Principal, hoje acredita-se que foi o Templo de Viracocha, o principal deus inca, que é o Universo, as sete janelas fechadas desse templo, eram a representação das sete cores do arco-íris, muito importante para os incas.

9- Intiwatana, em quechua significa "a pedra que se amarra o sol", localizado no topo do setor religioso, era usado para fazer rituais ao sol e também para medir os equinócios.

10- Main Square, a Praça Principal, divide a cidade em setores.

11- The Sacred Rock, a Pedra Sagrada, tem a forma da montanha que está ao fundo e acredita-se que era o local de fazer palestras, reuniões e rituais.

12- Houses of Factories, Salas das Fábricas, Hiram Bingham deu esse nome por ter encontrado muitas ferramentas, e cerâmicas nessas salas.

13- Industrial Zone, Zona Industrial, foi encontrado peças para fabricação de tecido, peças para fabricação de cerâmicas e de ornamentos.

14- Prisioneer's Area, Área dos Prisioneiros, existem pedras com orifícios, que acreditam terem sido usados para prender a mão de pessoas. É onde se localiza o Templo do Condor.

15- Cultivation Terraces, Terraços de Cultivo, localizados no Setor Agrícola, eram utilizados para plantação de alimento e também para evitar a ação da erosão e de terrremotos.

16- The House of the Guardians, A Casa dos Guardiões, tem esse nome por estar localizado no ponto mais alto, onde se pode vigiar toda a cidade.

17- Funeral Rock, Pedra Funeral, por estar localizado ao lado do cemitério, acreditam que era usada para fazer sacrifícios e mumificações.
18- Cemetery, Cemitério, foi onde Hiram Bingham encontrou muitos ossos e múmias enterrados.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Notícias de Salkantay




No ano passado, a revista National Geographic Adventure incluiu a Trilha de Salkantay, na Lista das 25 Melhores Viagens de Aventura do Mundo.
O site especializado em viagens de aventura iexplorer.com classificou o Perú como um dos cinco melhores destinos de aventura no planeta, durante os últimos anos.
A diversidade climática, a grande quantidade de sítios arqueológicos e a cultura viva, tornam o Perú, uma das principais rotas dos aventureiros do mundo todo.
O Perú contém 28 microclimas, 84 zonas ecológicas, das 104 conhecidas no planeta, incluindo vulcões, a Cordilheira dos Andes e o Lago Titicaca, o maior Lago da América Latina e o lago de água doce mais alto do mundo, a 3810 metros acima do nível do mar, e também Huascarán, em Huaraz, norte do Perú, que no ano de 2007 foi denominada Paraíso Natural, na Feira Internacional de Turismo, realizada em Lugano, na Suíça.

domingo, 28 de setembro de 2008

Teste e opinião das Botas Nômade Peregrino





E agora que bota escolher para a viagem ?

Provei uma Snake e uma Solomon, duras, muito duras, precisam amaciar, mas têm fama de serem muito boas e são bem recomendadas, principalmente no site do Mochileiros.

Após muitas pesquisas, ir nas lojas, provar e analisar preços, acabamos conhecendo o pessoal das Botas Nomade.

Liguei lá pra ver qual era, e fui atendido pelo Fábio, um dos donos. Me explicou, muita coisa, como as diferenças de botas duras ou macias, e sugeriu que fossemos de Nomade Peregrino.


Pontos Positivos:

  • Bota macia, nem precisou amaciar. Pegamos um dia antes de ir viajar, e não tiramos mais do pé por 20 dias, até por que era o único calçado que tínhamos :-)
  • Sem bolhas no pé e sem dores.
  • Mesmo número dos calçados normais que estamos acostumados a usar. Provei uma Snake e teria que optar por dois números acima.
  • Impermeável. Pegamos chuva, pisamos nas poças e atravessamos alguns rios sem problemas. Quando cheguei em casa lavei ela com a mangueira e não molhou por dentro.
  • Solado Vibram funcionou direitinho, nao tivemos problemas com escorregões. Adere bem nas pedras e barro. Só cuidado com asfalto molhado que escorrega um pouco. Também não é bota pra andar no asfalto mesmo.
  • As opções de amarração do cadarço oferece o conforto de um tênis quando quiser aliviar na pegada. Pois não precisa amarrar até em cima.
  • Quando bem amarrada, gruda no pé e da bastante firmeza ao calcanhar e tornozelo.

Pontos Negativos:

  • Por ser impermeável e designada para temperaturas negativas, soa muito e esquenta bastante, por isso, a meia estava sempre molhada de suor. Mesmo tirando a palmília de noite para respirar.
  • O design dela está ultrapassado, um aventureiro da Alemanha, me perguntou se era bota de lenhador.

Nossa opinião geral é que valeu a pena, bom custo benefício.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Situação Atual, Política, Econômica e Dicas da Bolívia



Segurança - Cuidado com as mochilas no aeroporto.

Por mais incrível que pareça, mesmo na Gol Brasileira, mas também nas outras empresas aéreas, lacrem suas mochilas. Praticamente todas são abertas durante o transporte do Check-in para o Avião. Os bolsos externos, mais fáceis, são facilmente abertos.

Abriram minha mochila na ida de Sta Cruz para La Paz e sumiu meu carregador de pilhas, pela TAM (Boliviana) e na volta, pela Gol, um cabo da maquina e uma lanterna.

Apesar de eu ter reclamado quando Cheguei em São Paulo, fui informado que não há como se responsabilizar. No mesmo vôo, da Gol, alguns estrangeiros e outras pessoas que tiveram problemas também. Portanto, lacrem suas mochilhas.

Transporte - Os ônibus na Bolívia são os piores.

O comentário é geral em todos os sites. Não acreditem apenas nas fotos que os vendedores mostram na hora de vender a passagem pois na hora a realidade é outra. Pesquisem e se informem o máximo que puder. Comprem as passagens direto no local. Não compre nada de atravessadores pois vai sair muiiiito mais caro.

Também cuidado com as passagens antecipadas. Nossa experiencia foi que as coisas se resolvem tudo na hora. Não adianta passagem antecipada. Vale quem chega primeiro na fila. Portanto, mesmo que você tenha comprado a passagem com atencedencia, reservado seu lugar e tal, chegue cedo e marque sua presença. No aeroporto, tivemos dificuldades pra comprar as passagens antecipadas porque os voos estavam lotados. Na hora do voo tinha muita gente comprando passagens, além de, na hora de embarcar, as marcações de lugares nao tinham mais validade. "Sente onde for melhor pra você" diziam as aeromoças.

Economia - Real muito valorizado.

Atualmente 1 real vale aproximadamente 4 bolivianos. Realmente as coisas são muito baratas, desde hotéis por 25 bls, roupas e alimentação.

Roupas Técnicas, equipamentos para camping, etc

Realmente tinha ouvido falar, mas foi preciso conhecer melhor pra descobrir. Existem muitas opções na calle Sarganada e no Shopping Norte. Procurem bastante. Muitas roupas são produzidas ali mesmo, com qualidade um pouco inferior, mas os preços compensam.

Roupas de qualidade, encontrei foram duas lojas no Shopping Norte com pouca variedade, uma loja de pesca num shopping mais abaixo e uma loja chamada Tatoo, no final da Sarganaga que, essa sim, tem tudo e mais um pouco. Por se tratar de roupas de qualidade, os preços são mais salgados, mas nem se compara aos preços do Brasil. Vale muito a pena revervar um dinheiro e comprar tudo em La Paz.

Situação Atual Política

Vivemos algumas aventuras devido a situação atual do país. Enquanto estávemos lá o prefeito de Pando foi preso, muitos protestos nas ruas, conflitos policiais, gás lacrimogênio e até dinamites !!!

Na volta, do avião, dava pra ver as estradas bloqueadas com queimadas e muita, mas muita polícia na rua.

A situação nos departamentos situados no Oriente são das mais complicadas. Uma semana antes de voltarmos, o aeroporto de Viru Viru foi bloqueado e voos cancelados. Para quem quer ir para Cochabamba, Oruru, Uyuni, Pando, Sucre, etc tem que ter ciência que as estradas podem ser bloqueadas e terão que ficar na cidade aguardando. De avião é menos complicado.

Veja este link bem esclarecedor sobre a situação economica e política atual: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/analise/bolivia-diante-do-caos-total



Salkantay - Quinto Dia - Machu Picchu






Acordamos ainda de noite, 5:30 am, para irmos a fila da van que sobe a Machu Picchu. Conforme a van faz aquelas intermináveis curvas para chegar la em cima, a ansiedade aumenta.
Apenas três guerreiras do nosso grupo subiram caminhando pela escada íngreme que leva a Machu Picchu, elas acordaram 4:00am para começar a subir.
Todos do grupo na entrada, carimbamos os nossos passaportes com um carimbo bem bacana do Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu.
Dentro do parque, fomos direto para a fila que agenda a subida a Huayna Picchu,
aquele pico mais alto bem em frente a cidade sagrada.
Não é permitido muitas pessoas por dia la em cima, então agendamos para irmos na turma das 10:00 am e fomos escutar as últimas explicações de Darwin. Ele falou sobre os Incas, Hiram Bingham, o descobridor científico de Machu Picchu e também das principais salas do sítio. Depois disso ele se despediu da gente, e foi embora. Agente ficou por perto, e já era hora de subir...
Para se chegar ao topo de Huayna Picchu, tem que subir a escada mais inclinada que eu já vi na vida. Em certos pontos não adianta nem corrimão, então a subida é com auxílio de corda, e alguns degraus são muito grandes, e tem as pessoas do primeiro grupo descendo também.
45 minutos de subida e chegamos ao topo. Uma vista privilegiada de Machu Picchu, reservada a poucos, faz valer a pena aquela escadaria.
Depois de muitas fotos e filmagens, descemos e começamos a fazer uma tour por todo o sítio.
É realmente impressionante a forma como as pedras foram cortadas, polidas e encaixadas sem uma gota de cimento. Continua sem explicação lógica!!!
Coincidências continuaram acontecendo, e além de encontrar a turma que agente conheceu ainda no vôo Brasil - Sta Cruz De la Sirra, encontramos também um outro brasileiro que estava no Hotel Torino com a gente em La Paz.
Perguntamos onde estava o amigo dele, e para nossa surpresa, o cara foi mais uma vitima do Down Hill da Morte Boliviano. E voltou para o Brasil para fazer uma cirurgia!
Depois disso fomos a Inti Punko, que é primeira vista de Machu Picchu para quem vem pelo Caminho inca Tradicional, e fica do lado oposto de Huayna Picchu, no alto também.
Mais uma hora de subida, debaixo de sol da uma da tarde, mas vale a pena. A vista é maravilhosa.
Mais fotos, mais filmagens e voltamos a Cidade Sagrada, que pelo horário e sol, estava bem vazia. E pude ficar sozinho em varios lugares e fazer filmagens lindas.
Passei um bom tempo contemplando as ruínas e quando reparei era a hora estipulada pelo grupo para pegarmos a van, irmos ao hotel, pegarmos as mochilas e ir a estação de trem. Nosso trêm sairia as 6:00 pm, para depois pegarmos outro ônibus e ,enfim, Cusco.
Duas horas de trêm e mais duas de ônibus, chegamos em Cusco 10:00pm, com a temperatura de 10 graus.
Restava-nos despedir do grupo Pumas e voltar pro Loki Hostel, onde tinhamos coisas guardadas no Storage e também reserva para mais uma noite.


Salkantay - Quarto Dia






Santa Teresa a Águas Calientes - Distância percorrida - 17 km

Depois de uma boa noite de sono, acordamos e fomos tomar o café da manhã para começarmos a caminhada até Águas Calientes.
No quarto dia não tem mais caregadores de bagagem, e todos tem que levar suas próprias mochilas e sacos de dormir, o que torna a caminhada muito mais dura.
Começamos por Santa Tereza e o guia nos contou que o povo local era muito materialista e ambicioso, e em 1999 aconteceu um terremoto e um deslizamente de terra gigantesco, que soterrou toda a cidade, sobrando somente a escola.
O que nos levou a refletir que a Natureza tentou dizer:
-Vocês estão no caminho errado, terão que reconstruir a cidade e educar melhor suas crianças para um futuro melhor!
Cruzamos o rio e a caminhada das próximas três horas seria margeando rio acima.
Chegamos numa cachoeira simplesmente maravilhosa, a agua sai de dentro de uma pedra com muito volume e pressão, é lindo!!
Depois disso, adentramos a area do Parque Nacional de Machu Picchu, onde fizemos a parada do almoço.
A parte da tarde foi inteira andando pelo caminho do trêm rumo a Águas Calientes, onde os passos são difíceis porque tem que andar, ou sobre o trilho com passos curtos, ou sobre as pedras soltas, então todos chegaram ao hotel muito cansados.
Mas fomos recompensados por uma ducha quente e uma cama confortável.
Depois do jantar o nosso cozinheiro Faustino, e o nosso segundo guia Milton se despediram da gente e recebemos as instruções para o quinto e grande dia, Machu Picchu.
Quem fosse até a Cidade Sagrada caminhando teria que acordar as 4:00 am e começar a subir uma escadaria muito ingreme ainda de noite. Quem fosse de van teria que estar pronto as 5:30am para pegarmos o sol nascendo la em cima!


Salkantay - Terceiro dia







Challway a Santa Teresa - Distância percorrida - 16km ( + 8 km de van )

O terceiro dia consiste em descer o resto da montanha toda, mais de mil metros, para chegar no leito do rio Urubamba. Quanto mais agente descia, mais o ecosistem lembrava o que se vê no Brasil, como samambaias, bananeiras e muitas cachoeiras!!!
Durante a maioria do tempo, a trilha é bem estreita e o rio corre a mais ou menos cem metros abaixo, portanto tem que caminhar prestando atenção nos passos para não cair no precipício!!!
Quando fizemos uma parada para descanço, nos chega uma notícia assustadora!!!!
Uma das mulas, que carregava barracas, sacos de dormir e mochilas caiu no precipício e morreu, espalhando toda a carga na água!!! E nos disseram que a mochila de uma pessoa havia se perdido!!!
O segundo guia Milton, voltou para tentar salvar as coisas que haviam descido pela corredeira do rio.E depois disso, o resto da camihada foi um grande suspense , quem seria o dono da mochila?!!
Continuamos a descida até a parada pro almoço, onde o casal da Bélgica, Manu e Isabel decidiram abandonar a caminhada e ir de táxi até Águas Calientes.
O segundo guia chegou e trouxe uma grande notícia, encontrou a mochila, que era do casal da Holanda Yap e Mirtha. Somente se perderam dois sacos de dormir, e três ficaram completamente molhados.
Depois do almoço, pegamos uma van e fomos até a terceira parada, que é como um camping, com boa estrutura, que dá para fazer um jantar melhor e também uma festa de confraternização.
Pegamos roupas de banho e fomos pras famosas Águas Termais de Santa Teresa, um parque lindo, recém inaugurado com três piscinas de água corrente que sai aquecida da terra, e ainda tem uma cachoeira de água gelada no meio das piscinas!
Aquele banho quente foi como um presente dos deuses incas, renovou todas nossas energias, relaxou os musculos e nos deixou prontos para os próximos dois dias caminhando!!!
Os três grupos que estavam fazendo a caminhada juntos, no terceiro dia já são todos amigos, e depois do jantar com ares de banquete, começamos a dançar o reggae que estava rolando e, um a um, as pessoas foram se levantando das mesas e se juntaram aos brasileiros!!! Virou uma festa, começaram a pedir cervejas, o Thiago e o Diego compraram uma garrafa de Rum e a festa rolou até uma da manhã!!! Tivemos bons momentos!!!
Fomos dormir porque no dia seguinte as oito da manhã teriamos mais um dia de caminhada até Águas Calientes.

Todas as fotos em http://picasaweb.google.com/Celsoloto/ViagemPeru e também em hhttp://picasaweb.google.com/lizoide/AndarilhoDaIlha#



Pesquisar este blog