sábado, 30 de janeiro de 2010

El Calafate


















Enquanto esperávamos as bikes chegarem a Rio Gallegos, pegamos um ônibus e fomos a El Calafate passar o Ano Novo. A passagem de Rio Gallegos a El Calafate custou $60 pesos argentinos e são 292 kilometros de distância.
Nos hospedamos no Camping Los Dos Pinos, que também tem chalés, quartos e casas para se hospedar, portanto conhecemos muitas pessoas de vários lugares do mundo. O curioso é que existe um número enorme de europeus fazendo a Carretera Austral no Chile pedalando, então, eles aproveitam e vão até Ushuaia antes de voltar a Europa.
Em El Calafate existem duas enormes montanhas para fazer trekking, El Balcon de Calafate e Huilyche, que tem 1050 metros de altura sobre o nível do mar e muitas vias de subida.
Nós subimos a um topo por dia e a vista do Lago Argentino e de El Calafate lá de cima é incrível.
El Calafate é uma cidade bem turística então os preços são mais altos de que outras cidades do Sul da Argentina, mas tem uma boa infraestrutura e bons passeios para se fazer, como Glaciar Perito Moreno, que custa $80 pesos o ônibus e mais $60 pesos para entrar no parque.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Patagonia Argentina






O Andarilho da Ilha foi para Ushuaia e El Calafate, na Patagonia Argentina, a convite de um grupo de estudantes da Ufsc, Universidade Federal de Santa Catarina, o Leonardo Ete, o Mauricio, o Rafael e o Renan.
A novidade dessa viajem foi que ao invés da boa mochila, desta vez levamos nossas bicicletas conosco e as nossas bagagens foram carregadas nos alfords ( tipo de bolsas que vão presas ao bagageiro da bicicleta ). O principal objetivo desse projeto foi percorrer alguns parques nacionais e pesquisar sobre os meios de administração, formas de gestão e também incentivar o cicloturismo no Brasil, que é pouco desenvolvido.
Decidimos fazer a viajem até Ushuaia de ônibus, devido aos preços da alta temporada e também porque estávamos em cinco, com cinco bicicletas.
Saimos de Florianópolis rumo a Buenos Aires pela Empresa Pluma que já estava sabendo via e-mail que levaríamos as bikes, sem problemas.
A distância de Florianópolis a Buenos Aires é de 1539 kilometros que foram feitos em 28 horas e custaram $220 reais.

Depois de Buenos Aires a Rio Gallegos tivemos problemas em carregar as bikes no bagageiro do ônibus da Empresa Andesmar, porque o ônibus era double ( com dois andares de passageiros) e realmente não teria espaço para cinco bicicletas. Tivemos que despachar as bikes como encomenda pela Andesmar Express e nos custou $120 pesos argentinos.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Andarilho da Ilha, Praia da Pipa, RN

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas a praia de Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas”. A vila acabou sendo conhecida por Pipa porque a Pedra do Moleque (situada no ponto mais extremo da praia dos Afogados) parece ao longe como um barril de vinho ou cachaça. Talvez venha daí sua propriedade em “entontecer” os aventureiros e turistas do mundo desde a época em que piratas de todas as nacionalidades desembarcavam nas suas praias em busca do pau Brasil
(fonte: http://www.pipa.com.br).

tibaudosul tibaudosul2

Há 80 kilometros de Natal, Praia da Pipa foi uma das regiões mais bonitas do nordeste na minha opinião. Com o mesmo charme de Canoa Quebrada, porém em maiores proporções e muito parecido com Buzios, RJ. Pessoas de todos os lugares do mundo e multicultural nem parece o Brasil. Me lembrava um pouco das baladas de Cuzco pela diversidade de pessoas. Além de ser também um lugar romantico, com gatronomia de alto nível. A patroa vai adorar....

Tibau do SulTibau do Sul

Tivemos a oportunidade de chegar durante o 6o Festival de Gastronomia que nos proporcionou jantares maravilhosos a preços bem acessíveis.

Desde 2004 com as edições do Festival Gastronômico da Pipa, um acontecimento anual cheio de charme e sabor que já se configura como um dos atrativos do lugar. Com o objetivo de continuar a divulgar, promover e valorizar a gastronomia regional, bem como o aprimoramento de técnicas gastronômicas, a sexta edição do Festival Gastronômico da Pipa aconteceu de 10 a 18 do mês de outubro.
(fonte: http://www.festivalgastronomicodapipa.com/festival.htm)

gastronomia praia da pipagastronomia praia da pipapipagastronomia

Outras Atrações da Região

Vá para a praia do Madeiro, a pé, pelo caminho do Santuário Ecológico de Pipa. Ali você vai tirar muitas fotos lindas do visual da baía dos golfinhos e mirante das tartarugas. Chegando na praia do Madeiro preste atenção pois os golfinhos sempre estão por ali.

santuario praia da pipasantuario praia da pipa

Praia do Madeiro, assim como a Praia dos Amores, é uma praia jovem, que rola um surf e gente bonita se divertindo e tomando um sol. Praia dos amores como é próxima ao centro é mais movimentada. Ja a praia do Madeiro é um lugar mais tranquilo um pouco menos frequentado.

praia dos amoresbaia dos golfinhos

Pela praia do centro, caminhe um final de tarde até a baia dos golfinhos (presta atenção na tábua das marés). Além de ser recebido por vários golfinhos se divertindo nas aguas você ainda vai presenciar um lindo por do sol e as imensas falesias da região.

praia do centrobaia dos golfinhos

praia da pipa praia do centro pipa

praia do madeirobarra do cunhau

Uma excelente opção para os kitesurfistas é o Blue Dream Resort em Barra do Cunhaú. Passamos o dia lá e aproveitei para curtir um velejo na boca do rio em Barra do Cunhaú. O hotel Blue Dream tem uma estrutura para velejadores com barco para resgate e um pessoal de apoio para aulas de kitesurf, decolar, pousar e lavar os equipamentos.

barra do cunhau blue dream hotel

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Andarilho da Ilha em Natal, RN


Antes de falar na maravilhosa Praia da Pipa, vale dar uma palinha sobre a capital do Rio Grande do Norte, Natal.

Assim que chegamos, alugamos um carro para varrer a cidade rapidamente antes de rumarmos a Praia da Pipa. Uma cidade bem organizada e limpa, sem a poluição dos guias e crianças nas ruas vendendo ou pedindo esmolas, Natal é uma cidade muito agradável.pontanegra

Praia de Ponta Negra, Morro do Careca ao Sul no primeiro dia, foram as praias urbanas que conhecemos. Muito bonitas e famosas e pra que gosta de infra estrutura e muvuca é a melhor pedida.

Depois saímos em direção ao norte para conhecer a famosa Genipabú. A meu ver, uma linda praia que aos poucos da lugar para as contruções e prédios, com a exceção do canto esquerdo onde ficam as dunas que os locais procuram preservar para manter suas atividades locais, com o esquibunda, passeios de bugue e de camelo.genipabu genipabu1

Ouvimos dizer que em algum lugar mais ao norte, na lagoa de Jacuma existia um tal de aerobunda e um teleferico. Ao chegarmos lá nos deparamos com a criatividade nordestina. No meio do nada, montaram um estrutura com cordas dois bugues destruídos que eles chamavam de teleférico.

aerobunda aerobunda2

O motorista pilotava a maquina e trazia os turistas engatando uma primera no bugue e acelerando para içar as pessoas lá de baixo. A aventura da mais adrenalina subir de engenhoca do que descer na tiroleza ou como chamam os locais, aerobunda.

Uma dica de um excelente lugar para comer muito bem a preços baixos é o restautante Mangai. Um restaurante típico com uma variedade imensa da gastronomia local. Impossível entrar e nao sair rolando.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Matéria em Buenos Aires

Matéria filmada em Alta Definição em Buenos Aires em outubro de 2009. Contém dicas de lugares para ir e onde visitar. Filmado e editado por Alexandre Lizoide.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Andarilho da Ilha em Buenos Aires
















Essa viagem como todas as outras começa com um gosto de aventura. Mas também marca o começo de uma nova fase na minha vida de mochileiro.
A fase dos Viajantes Desacompanhados, pela primeira vez coloquei minha mochila nas costas e saí do país para viajar sozinho, e aquele frio na barriga fica ainda maior quando não tem mais ninguém para dividir as expectativas.
Uma vez conheci um inglês que estava viajando ao redor do mundo, por um ano sozinho, e Floripa era sua última parada antes de voltar para casa.
Ele me falou que eu deveria viajar sozinho pelo menos uma vez na vida, porque quando você viaja desacompanhado volta como uma pessoa diferente.
Ele estava muito certo, porque desde o aeroporto eu já notei a diferença, começei a conversar com muita gente, e conheci um cara na fila, que nunca tinha voado de avião na vida, estava bem nervoso. Então eu o ajudei a preencher os formulários de imigração e a telefonar para a pessoa que viria buscá-lo no aeroporto de Buenos Aires. Resultado, eles me deram uma carona para o Hostel El Sol, se fosse de taxi eu pagaria $100,00 pesos argentinos.
O Hostel El Sol ficar perto da Recoleta e o quarto compartido é $8,00 dólares americanos, muito barato mesmo.
O bom desse hostel é que a maioria das pessoas hospedadas lá também estavam viajando sozinhas e assim, todos estavam muito abertos para conversar e sairem juntos para comer e conhecer a cidade.
Uma semana em Buenos Aires foi o suficiente para conhecer muita coisa interessante caminhando, como Plaza San Martin, Calle Florida, Galeria Pacifico, Casa Rosada, Puerto Madero, Jardim Japones, Cemitério da Recoleta, Palermo. De qualquer desses lugares é possivel voltar de metrô, se ficar muito cansado. O metrô e o ônibus em buenos Aires é apenas $1,20 pesos argentinos.
Para ir a La Boca e na Bombonera é melhor ir de ônibus porque naquele bairro não é aconselhável caminhar para turismo.
Uma boa viajem para fazer de trem é ir para El Tigre, e custa $ 2,60 pesos saindo da Estacion Retiro. Tigre é uma bela cidade que tem parques, museus, cassino e passeio de Catamarã, que custa $ 25 pesos o passeio de 45 minutos no delta do Rio Paraná.
Voltei para o Brasil realmente como outra pessoa, mais disposto a conversar com todos, mais seguro das minhas decisões e principalmente, certo de que irei viajar desacompanhado mais vezes.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Entrevista com Guia de Aventura Sérgio Machado

Entrevista feita com o Guia de Turismo de Aventura Sérgio Machado, o proprietário da Adrenailha fala sobre sua experiência como guia, dá dicas de equipamentos básicos para praticar o trekking e fala sobre as novas normas técnicas brasileiras para designar o grau de dificuldade de cada tipo de trilha.Filmado e editado por Alexandre Lizóide em junho de 2009. Repórter Mariana Abreu.

Pesquisar este blog