quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Itacaré - BA


Praia da Concha

Farol da Praia da Concha

Resende

Resende

Resende para Titririca

Tiririca

Banho de água doce em Tiririca

Praia da Costa

Trilha para Prainha

Trilha para Prainha

Prainha

Prainha

Natureza

Nativo! hehehehe

Chegando no Havaizinho

Havaizinho

Havaizinho

Camboinha

Por do sol na Concha

Por do sol na Concha

Por do sol na Concha


Fizemos uma trip de inverno, que durou dez dias para Itacaré, na Bahia. Itacaré tem um lindo recorte de morros entre as muitas praias, com água quente e lindas trilhas para caminhada e ondas para surf.

Saímos de SP para Ilhéus de avião, pela empresa Avianca, que nos surpreendeu pelo bom preço, a qualidade dos aviões e também por servir boas refeições.
Ao aterrizarmos em Ilhéus ás 13:30hs, pegamos um ônibus público até a Rodoviária e então um ônibus para Itacaré, que custou R$ 14,00 por pessoa.
O único inconveniente é que o ônibus vai parando em todo vilarejo do caminho, e uma viagem de 60km leva-se bem mais de duas horas. A maioria das pessoas pegam uma van no próprio aeroporto que custa em torno de R$60,00 por pessoa.
Em Itacaré existem milhares de pousadas e albergues para todos tipos de orçamento.
Um bom website para pesquisar e fazer reservas é:
www.itacare.com
Por ter um bom mapa interativo, com a lista das hospedagens e seus contatos.

Uma boa dica em Itacaré é se hospedar na Praia da Concha, por ser no meio de tudo, perto dos restaurantes, das praias principais e é mais tranquilo de andar a pé de noite.
Além de ter um por-do-sol realmente muito lindo.
As praias mais próximas são a de Resende, Tiririca, da Costa e da Ribeira. Uma bem perto da outra, e é possivel no mesmo dia ficar um pouco em cada praia, caminhando pela costa.
Na Praia da Ribeira começa a trilha para Prainha, que leva uns 25 minutos caminhando e passa por algumas cachoeiras.
Os moradores locais recomendam não fazer essa trilha sozinho, porque infelizmente tem acontecido assaltos no meio da trilha. A dica é ficar na praia do Ribeira e esperar sair uma turma grande de pessoas ou de surfistas locais para ir junto, existe também a opção de contratar um guia na entrada da trilha mesmo.

Mais ao sul, uma ótima opção de trilha para caminhar são as praias de Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. É possível sair de Itacaré de taxi, ou com agências de turismo e conhecer essas praias no mesmo dia. Vale muito a pena, são praias lindas e fora de temporada estão desertas.

Em Pituba, onde está o comércio e restaurantes de Itacaré, existem muitas agencias locais de turismo de aventura com milhares de opções de passeios de barco, caminhada, mergulho e 4x4 por toda a região. Fazendo de Itacaré um lugar excelente para conhecer no Brasil.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Teste e opinião das calças impermeáveis Tribord e Montagne

Nesse teste e comparação das calças impermeáveis Tribord, marca francesa e também a Montagne da Argentina, chegamos a conclusão que cada uma é desenvolvida para um tipo específico de esporte ao ar livre.
Começando pela Tribord, a calça é realmente bem impermeável, mas não é nada respirável, portanto é uma calça desenhada para esportes aquáticos ou para situações que o usuário não vai se movimentar durante o uso, como numa moto por exemplo.
Testamos ela para cicloturismo e o resultado foi desastroso, porque ela acumula tanto calor dentro que as pernas começaram a suar a ponto escorrer e molhar completamente as meias e a roupa de baixo, assim a calça ficou mais molhada internamente do que a parte externa que estava exposta a uma fina chuva.
Vamos aos prós e contras da calça Tribord:

Prós:

- Impermeabilidade, realmente ela não absorve água.
- Preço, ela custa por volta de R$ 60 nas lojas Decathlon do Brasil.
- Velcro na barra, facilita o isolamento da parte de baixo da calça e também para descalçá-la sem tirar a bota.


Contras:

- Não respirável, impossível utilizá-la para montanhismo ou ciclismo em regiões de clima quente.
- Desconfortável, feita com material grosso ( 100% poliamida ), com elástico inteiriço na cintura e faz barulho ao andar.
- Não tem nunhum bolso.






A calça da Montagne é excelente para montanhismo e cicloturismo, apesar de aquecer um pouco como todo equipamento impermeável.
Ela é resistente e tem aberturas laterais para respiro, e outro ponto positivo é a secagem rápida, testada em situações extremas de cicloturismo no clima inóspito da Patagônia e também em montanhismo e camping selvagem, a calça foi aprovada.

Prós:

- Resistência, tecido resistente e com reforço nos pontos de maior atrito.
- Impermeabilidade, suporta coluna de 10.000 milimetros cúbicos de água.
- Aberturas laterais na região da coxa, com zíper, para saída do ar quente.
- Todos zíperes são impermeáveis mantendo as coisas secas dentro dos bolsos.
- Possui polaina interna para fixá-la na bota e ziper na boca para descalçá-la sem tirar a bota. 

Contras:

- Preço, custa por volta de R$ 200 nas lojas Montagne de Buenos Aires.
- Calor, ainda não existe material realmente impermeável para ser utilizado no verão.





quarta-feira, 23 de março de 2011

HORA DO PLANETA 2011

Dia 26 de março acontece a Hora do Planeta 2011. Nesses três anos que postamos sobre esse evento, vemos os números crescerem bastante.
Em 2010 mais de um bilhão de pessoas participaram. Foram 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais que aderiram oficialmente. Já no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras apoiaram esse evento. 
Para quem ainda não sabe o que é a Hora do Planeta nós explicamos.
A ong internacional WWF, criou essa data para um movimento de conscientização global,  através do simples ato de apagar todas as luzes durante uma hora, no mundo todo, das 20:30hs as 21:30hs, em horário local. Muito fácil participar!

quarta-feira, 16 de março de 2011

22 de março - Dia Mundial da Água

Em 22 de março de 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), foi levantada a necessidade de se criar uma data para celebrar o dia da água, conscientizando todas as nações sobre a importância da água potável em nossas vidas. A Assembléia da Nações Unidas designou que a partir de 1993 o dia 22 de março seria o Dia Mundial da Água.
Em cada ano o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico da água potável. A Organização Não Governamental Unwater desenvolveu um excelente website com todas as informações do Dia Mundial da Água.
Aqui no Brasil acontecerão palestras e eventos para celebrar a data. Aqui em Florianópolis na UFSC vai ocorrer o evento “A água é de todos… todos pela água”.

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, através do Grupo Transdisciplinar de Pesquisas em Governança da Água e do Território – GThidro, da Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental – EJESAM e do Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico da UFSC – NEAmb, realizará no dia 22 de março de 2011 um evento para a celebração do Dia Mundial da Água, com o tema “A água é de todos… todos pela água”. Este evento será realizado no dia 22 de março de 2011 e se iniciará às 10 horas da manhã no Auditório do Teixeirão (Centro Tecnológico - UFSC).


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Documentário - Explorando a Nova Zelândia

Documentário sobre caminhada/trekking na Nova Zelândia.
Filmagem Full HD e edição de video feitos em 2010/2011.
Cinegrafista: Alexandre Lizóide Brandão.
Edição de video: Manual Produções.
 

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Redemption Song - Playing for change



O som da libertação, composta por Bob Marley e brilhantemente reeditada por Playing for Change. "Livre-se da escravidão mental, ninguém mais que nós mesmos pode libertar nossa mente".

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Diário da Trip - Dia 31, 32 e 33
















No Mount Eden a principal atração é subir no topo do vulcão e apreciar a vista de 360 graus de Auckland, o por do sol é lindo lá de cima.
No trigésimo segundo dia da trip, o amigo Bilel, que conheci em Nelson e é morador de Auckland, passou no hostel e me levou para conhecer o centro da cidade de carro e também fomos a Mission Bay, uma praia agradável que fica a apenas 10 minutos dirigindo desde o centro.
No outro dia, meu ultimo dia de trip, Bilel e mais dois amigos me buscaram no hostel para uma road trip até Thames, uma cidadezinha a uns 100 km de Auckland. Fomos a uma cachoeira com varios lugares para nadar, pular das pedras e também fazer barbecue, detalhe que a área de barbecue é pública, limpa e vazia, um dia excelente para fechar a viagem com chave de ouro.
Dia seguinte arrumei tudo, peguei um ônibus para o aeroporto e voltei para o Brasil via Santiago do Chile.
Para voar de Santiago para São Paulo o avião passa por cima da Cordilheira dos Andes, e é possível sentir a imponência da maior cordilheira do mundo em extensão.
Espero que tenha passado boas informações e boas fotos a a todos amigos que apreciaram esse diário.
Agora de volta a Floripa, estou começando mais um ano de trabalho para guardar dinheiro e fazer a próxima trip!

Diario da Trip - Dia 28, 29 e 30 - NZ









Dia 1º de janeiro, fizemos uma das caminhadas mais impressionantes da trip, até a Oropi Falls, uma linda cachoeira, boa para tomar banho mas com a água bem gelada.
A trilha leva uns 45 minutos e sua floresta primária parece cenário de ficção científica, é a mata mais agradável que já estive na vida.
As antigas árvores de até 40 metros de altura, as cores e os cheiros ficarão guaardados na memória para sempre.
Dia 2 de janeiro, mais um dia inteiro na praia e a noite jantar mexicano na casa da Michele. No dia seguinte peguei o ultimo Nakedbus para Auckland e fui de ônibus urbano até o hostel Bamber House - que fica no Mount Eden - muito limpo, silencioso e com muita gente interessante.

Pesquisar este blog