terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 de setembro - Dia Internacional da Paz



Dia 21 de setembro é celebrado no mundo todo o Dia Internacional da Paz.
Essa iniciativa da ONU, Organização das Nações Unidas, teve inicio no ano de 1981, quando em assembléia foi aprovado uma resolução pedindo ao mundo inteiro para realizar um cessar fogo global. Ficou nominado esse dia para termos paz nos lares, nas comunidades e entre as nações. Desde então todos os países-membro da ONU passaram a celebrar o dia 21 de setembro como esse momento de conscientização mundial.

Na prática esse dia pode servir para cada ser humano parar, por um minuto que seja, respirar fundo e desejar um momento real de Paz para si e seus semelhantes.
A única pessoa que podemos realmente mudar é nós mesmos, portanto devemos agir sempre da melhor forma possível, em todas as situações do nosso dia a dia, para que possamos no fim de cada dia refletir e dizer:
- Fiz o melhor que pude pelo dia de hoje, não prejudiquei ninguém e posso dormir em paz!
Simples atos como esse, fazem uma diferença inimaginável, se somos co-criadores do Universo e construímos a realidade através do nosso pensamento, hoje é o dia de nos unirmos em um só pensamento. Pensemos num mundo de Paz para cada irmão, comunidade e nação do nosso planeta.

Desejo muita Paz e muito Amor a cada um que ler essa mensagem! E que esse sentimento possa atingir o maior número de pessoas possível.
Feliz Dia da Paz!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Teste e opinião do desinfetante de água Clorin



O desinfetante de água Clorin é um produto que pode ser muito útil em aventuras ao ar livre, campings e montanhismo. Apesar de naturalistas considerá-lo prejudicial ao organismo, é importante a sua utilização em água de origem desconhecida ou duvidosa, porque uma doença transmitida por água contaminada pode significar o fim de uma viagem e trazer sérios problemas a saúde.
É vendido em forma de comprimidos para serem diluídos em um litro de água.
Mesmo em uma bica ou riacho que sejam considerados fontes de água potável, há situações como o acesso de animais, ou presença de microorganismos no curso d'água que podem transmitir inumeras doenças ao homem.
O produto tem um leve gosto de água de piscina, mas conheço um aventureiro que bebeu água de origem desconhecida na Argentina e está a mais de um ano tomando remédio para se tratar de Giardíase ( doença causada por um protozoário parasita intestinal ), portanto é melhor beber água de piscina do que ficar doente por mais de um ano.

domingo, 5 de setembro de 2010

Teste e opinião das meias Heavy Trekker da Lorpen



Nós testamos as meias técnicas Heavy Trekker, da marca espanhola Lorpen na nossa caminhada para o Campo dos Padres e os resultados foram excelentes.
Eu sei que muitas pessoas devem estar pensando:
- Meia é meia, qualquer uma serve.
Mas depois de usar essas meias técnicas sua opinião vai mudar bastante.
Primeiro, ela tem 10% de Lycra, que molda ao formato dos pés, e a torna extremamente confortável. E também possui três camadas diferentes ( poliéster hidrofóbico, fibra natural de lã de ovelha Merino e poliamida ) que aquecem os pés, permitem a transpiração e chegam a melhorar o amortecimento de impacto recebido na planta dos pés.
O resultado é um produto tecnológico, que pode fazer a diferença em caminhada de alta montanha, garantindo conforto e performance.
Como a maioria dos produtos para alta montanha, ela é recomendada para as estações outono e inverno, porque combinada com botas impermeáveis podem aquecer bastante os pés.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Videoclip da música Canoa por Andarilho da Ilha

Durante as viagens por aí afora, sempre gosto de escrever bastante, e as vezes sai letras de música também. Esse clip é o primeiro de uma série de músicas que estou gravando atualmente. Espero que gostem.


Videoclip Full HD da música Canoa, gravada por Andarilho da Ilha.
Filmado em Canoa Quebrada-Ceará, Campeche-Florianópolis e Patagônia Argentina.
Letra e música de Alexandre Lizóide.
Finalizado em agosto de 2010.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

domingo, 22 de agosto de 2010

Andarilho da Ilha no Morro do Campo dos Padres - SC


















O Morro dos Padres faz a divisa dos municípios de Bom Retiro, Urubici e Grão Pará, está entre as regiões mais altas do estado com 1790 metros de altitude.
Lá em cima nasce o rio Canoas, o rio que após desaguar no rio Pelotas forma o rio Uruguai.
Moradores da região contam que os jesuítas estavam fugindo por aquelas carreras no século dezoito e esconderam grandes quantidades de peças em ouro por lá, e que esse tesouro nunca foi encontrado.
A trilha para chegar ao topo, está localizada dentro de uma fazenda, portanto só é possível o acesso, se alguma pessoa que conheça o proprietário peça uma autorização para abrir a porteira. No nosso caso foi o Juliano que conhece muito bem a região e foi o nosso guia nessa aventura.
É praticamente impossível caminhar pela região sem um guia local, porque em grande parte do caminho a trilha está totalmente fechada e em outros trechos a caminhada se faz por um banhado, com trechos que o pé inteiro fica dentro dágua, o que torna esse trekking bem duro.
Nosso grupo que totalizava vinte e quatro pessoas chegou na área de acampamento selvagem em três horas e meia de caminhada, e montamos as barracas para fazer o pernoite lá no topo e atacar o topo do Lageado logo cedo no dia seguinte.
As sete horas da noite o termômetro marcava oito graus e devido a queda brusca da temperatura e do vento na madrugada nós calculamos que fez zero graus antes de amanhecer.
No dia seguinte o sol deu o ar da sua graça mais uma vez e depois do café da manhã subimos ao topo do Lageado para ter uma linda vista de trezentos e sessenta graus de toda a região.
Voltamos para levantar o acampamento e fazermos a descida com aquela sensação indescritível de ter alcançado mais um topo de montanha.
Em breve a matéria em video aqui.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Teste e opinião de sacos estanque Sea to Summit e Azteq






O teste drive dos sacos estanque Dry Sack da Sea to Summit, que é uma marca da Austrália, e também da marca brasileira Azteq vai surpreender. Primeiro explicaremos para quem não sabe, o que é o saco estanque.
São sacos a prova dágua, fabricados com nylon 70 den, uma membrana tão densa que nem o ar passa por sua fibra, resistindo 10.000mm de coluna de água.
Eles são vendidos em vários tamanhos, especificados por litros.
Podem ser usados em diversas situações, como em cicloturismo, onde é possível colocar todos os equipamentos dentro de um saco grande preso no bagageiro, ou para manterem secos apenas livros e documentos dentro de uma mochila, nos sacos menores.
Falaremos primeiro do saco Dry Sack Sea to Summit que tem excelente qualidade, e nós podemos recomendá-lo a todos como um bom custo benefício, eles são duráveis e eficientes. Mas sobre o saco estanque Aztec nós precisamos trazer a verdade, sempre.
Entendemos como é difícil se manter num mercado tão competitivo e cheio de impostos como o nosso, mas um produto que descostura antes de ser utilizado pela primeira vez só pode ser chamado de um nome...porcaria!
Nós compramos quatro sacos desses para levarmos as barracas Azteq Nepal 2 (que por sinal as barracas funcionaram muito bem) vide teste das barracas aqui, e quando tiramos os sacos estanque da embalagem, a fivela simplesmente saiu na mão em dois deles, e sem a fivela não dá pra selar o saco, ou seja, não serve pra nada!
Achamos que eles compram os produtos mais baratos possíveis na China, estampam o logotipo e falam que é Azteq, e isso pode comprometer seriamente o nome da empresa.
Como solução uma boa e velha agulha e linha resolveram o problema, deu para costurar a fivela plástica na cinta novamente, mas na nossa opinião esse saco, as lanternas de por na bike e a faca Skeleton da marca Azteq receberam nota zero, tudo voltou quebrado da nossa trip para Patagônia.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cicloturismo em Florianópolis


















Sábado de sol, clima ideal para uma pedalada por Floripa, saindo da Avenida Campeche e indo até a Praia da Lagoinha percorremos um total de 82 kilometros de estradas e ruas quase sempre planas. Com exceção do Morro da Mole, e da subida para sair da estrada geral dos Ingleses e ir sentido Ponta das Canas, todo o resto do trajeto pode ser considerado plano o que facilita pedalar os 41 kilometros da ida em duas horas num ritmo medio.

Apesar de ter sido bem tranquilo, o cicloturismo em Floripa pode ser considerado uma aventura devido ao fato de somente 4 kilometros do percurso serem feitos em ciclovias, que ficam na SC-403, a estrada geral dos Ingleses, e também na Avenida Boiteux Piazza, em Cachoeira do Bom Jesus, ambos no Norte da Ilha. Os 37 kilometros restantes são feitos em calçadas, acostamentos de asfalto, acostamentos de terra e muitos trechos sem acostamento mesmo, dividindo espaço com carros e caminhões. E é sempre bom reinvidicar que no Final da Avenida Osni Ortiga, não existe nem ciclovia e nem lugar para a bicicleta passar pela calçada, sendo até perigoso ( vide a foto com o poste e o caminhão ), a dica é não escutar música no fone de ouvido, atento ao som dos ônibus e carros que vem de trás, manter a calma e a sintonia com o momento.

O visual faz valer a pena cada pedalada e as fotos mostram o que as palavras não podem explicar.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dois Anos de Andarilho da Ilha
















Olá a todos os amigos e andarilhos!
Em julho de 2008 nós começamos o projeto Andarilho da Ilha, com a idéia de dividir com todos vocês nossas experiências, fotos e videos.
Através desses dois anos de existência fizemos bons amigos, tiramos muitas dúvidas e atingimos uma média de mil visitas por mês!
Queremos agradecer do fundo do coração a cada um de vocês que nos presenteou com visitas, comentários, perguntas e emails.
Estamos muito felizes e satisfeitos com nosso blog e continuaremos trabalhando para trazer informações, fotos, matérias de video, teste de equipamentos e consultoria para os mochileiros e praticantes de esportes ao ar livre em geral!
Como curiosidade postamos todas as imagens que já utilizamos no topo do blog, com fotos tiradas nos lugares visitados por nós nesses dois anos!
Muito obrigado a todos!
Sintam-se abraçados pelo Andarilho da Ilha!

Pesquisar este blog