domingo, 18 de janeiro de 2009

Simplicidade Voluntária

Comprar faz mal à saúde

É a vergonha que leva as pessoas às compras. E o consumismo desestrutura a família. Eis as opiniões da fundadora do movimento pela vida simples. Renata Leal

Vicki Robin costuma se comparar a uma missionária que viaja pelo mundo aplicando vacinas. Uma das fundadoras do movimento Simplicidade Voluntária, a escritora americana prega a abstinência do luxo, o respeito ao meio ambiente e considera que o grande mal do planeta é o consumismo. Chamada pelo jornal The New York Times de 'profeta dos enxugadores do consumo', ela está no Brasil para uma série de palestras em várias capitais. Nelas, tenta ensinar os ouvintes a não buscar a felicidade no shopping, a pensar duas vezes para abrir a carteira e a fazer um exercício antes de comprar qualquer coisa: calcular quantas horas de trabalho foram necessárias para ganhar o dinheiro que se pretende gastar.

"Muitas vezes, numa sociedade consumista, as pessoas se dão conta de que têm muito, consomem muito, fazem tudo muito rápido e não têm horas suficientes para fazer o que realmente querem. É a doença do muito. O consumismo nos distrai e enche todas as horas do dia. Quando estamos cansados, não temos tempo sequer para pensar no que realmente queremos. Vida simples é viver com o suficiente, o essencial." http://www.amigasdapracinha.com.br/?page=ver_materia&cat=Antena&id=776

Sites sobre simplicidade voluntária:
No Brasil:
http://www.simplicidade.net/Site do Jorge Mello, adepto e um dos principais divulgadores da simplicidade voluntária no Brasil. Jorge dá workshops sobre Conversation Café e Círculos de Simplicidade. A idéia é formar multiplicadores que possam organizar esses encontros em diversas partes do país.
Fora do Brasil:
http://www.awakeningearth.org/Site do Duane Elgin, autor do livro Simplicidade Voluntária (Cultrix). Vale a pena conferir o link writing, onde se encontram textos escritos pelo autor e entrevistas concedidas por ele. Uma bela atualização do pensamento de Duane Elgin sobre simplicidade voluntária e sustentabilidade, já que o livro que deu nome ao movimento é de 1981.

" Para ser feliz, o ser humano precisa somente de duas coisas:cultivar sementes de paz em seu coração e ter bons amigos. " - Buddha

Torço para que esse momento de crise economica, Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, desaceleração da economia sejam os primeiros passos passo a queda do capitalismo. Quem sabe as proximas gerações, se ainda houver tempo, irão se voltar para o crescimento sustentando voltado para a simplicidade. Simplesmente ter apenas o necessário.

Isso não significa que nao podemos ter coisas boas, uma casa bonita ou um bom carro, mas parar de ter para ostentar, ter por apenas ter e para os outros verem o que temos.

E assim, talvez, o planeta poderá ter de volta, se ainda houver tempo, o que tiramos de nós mesmos, a riqueza extravagante e exuberante, a beleza da mãe natureza. Essa sim deve ser ostentada e exibida a com orgulho para os outros.

3 comentários:

Celso Lanzillotto Martins disse...

Torço para que esse momento de crise economica, Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos sejam os primeiros passos passo a queda do capitalismo.

Quem sabe as proximas gerações, se ainda houver tempo, irão se voltar para o crescimento sustentando voltado para a simplicidade. Simplesmente ter apenas o necessário. Isso não significa que nao podemos ter coisas boas, como uma casa bonita ou um bom carro, mas parar de ter para ostentar, ter somente para os outros verem o que temos.

E assim, talvez, o planeta poderá ter de volta, se ainda houver tempo, o que tiramos de nós mesmos, a riqueza extravagante e exuberante, a beleza da mãe natureza. Essa sim deve ser ostentada e exibida a com orgulho para os outros.

Milena Estevam disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milena Estevam disse...

Meu coração já era membro desse grupo sem saber que existia!
Cada vez que vejo o Obama na tv e o rosto esperançoso das pessoas ao redor chega a me dar “gooze bumps”. Vamos rezar pra que as coisas aconteçam da maneira como o mundo todo esta’ rezando pra que aconteça. A caminho da simplicidade...

Pesquisar este blog