domingo, 18 de janeiro de 2009

Simplicidade Voluntária

Comprar faz mal à saúde

É a vergonha que leva as pessoas às compras. E o consumismo desestrutura a família. Eis as opiniões da fundadora do movimento pela vida simples. Renata Leal

Vicki Robin costuma se comparar a uma missionária que viaja pelo mundo aplicando vacinas. Uma das fundadoras do movimento Simplicidade Voluntária, a escritora americana prega a abstinência do luxo, o respeito ao meio ambiente e considera que o grande mal do planeta é o consumismo. Chamada pelo jornal The New York Times de 'profeta dos enxugadores do consumo', ela está no Brasil para uma série de palestras em várias capitais. Nelas, tenta ensinar os ouvintes a não buscar a felicidade no shopping, a pensar duas vezes para abrir a carteira e a fazer um exercício antes de comprar qualquer coisa: calcular quantas horas de trabalho foram necessárias para ganhar o dinheiro que se pretende gastar.

"Muitas vezes, numa sociedade consumista, as pessoas se dão conta de que têm muito, consomem muito, fazem tudo muito rápido e não têm horas suficientes para fazer o que realmente querem. É a doença do muito. O consumismo nos distrai e enche todas as horas do dia. Quando estamos cansados, não temos tempo sequer para pensar no que realmente queremos. Vida simples é viver com o suficiente, o essencial." http://www.amigasdapracinha.com.br/?page=ver_materia&cat=Antena&id=776

Sites sobre simplicidade voluntária:
No Brasil:
http://www.simplicidade.net/Site do Jorge Mello, adepto e um dos principais divulgadores da simplicidade voluntária no Brasil. Jorge dá workshops sobre Conversation Café e Círculos de Simplicidade. A idéia é formar multiplicadores que possam organizar esses encontros em diversas partes do país.
Fora do Brasil:
http://www.awakeningearth.org/Site do Duane Elgin, autor do livro Simplicidade Voluntária (Cultrix). Vale a pena conferir o link writing, onde se encontram textos escritos pelo autor e entrevistas concedidas por ele. Uma bela atualização do pensamento de Duane Elgin sobre simplicidade voluntária e sustentabilidade, já que o livro que deu nome ao movimento é de 1981.

" Para ser feliz, o ser humano precisa somente de duas coisas:cultivar sementes de paz em seu coração e ter bons amigos. " - Buddha

Torço para que esse momento de crise economica, Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, desaceleração da economia sejam os primeiros passos passo a queda do capitalismo. Quem sabe as proximas gerações, se ainda houver tempo, irão se voltar para o crescimento sustentando voltado para a simplicidade. Simplesmente ter apenas o necessário.

Isso não significa que nao podemos ter coisas boas, uma casa bonita ou um bom carro, mas parar de ter para ostentar, ter por apenas ter e para os outros verem o que temos.

E assim, talvez, o planeta poderá ter de volta, se ainda houver tempo, o que tiramos de nós mesmos, a riqueza extravagante e exuberante, a beleza da mãe natureza. Essa sim deve ser ostentada e exibida a com orgulho para os outros.

3 comentários:

CelsoLoto disse...

Torço para que esse momento de crise economica, Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos sejam os primeiros passos passo a queda do capitalismo.

Quem sabe as proximas gerações, se ainda houver tempo, irão se voltar para o crescimento sustentando voltado para a simplicidade. Simplesmente ter apenas o necessário. Isso não significa que nao podemos ter coisas boas, como uma casa bonita ou um bom carro, mas parar de ter para ostentar, ter somente para os outros verem o que temos.

E assim, talvez, o planeta poderá ter de volta, se ainda houver tempo, o que tiramos de nós mesmos, a riqueza extravagante e exuberante, a beleza da mãe natureza. Essa sim deve ser ostentada e exibida a com orgulho para os outros.

CAFE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CAFE disse...

Meu coração já era membro desse grupo sem saber que existia!
Cada vez que vejo o Obama na tv e o rosto esperançoso das pessoas ao redor chega a me dar “gooze bumps”. Vamos rezar pra que as coisas aconteçam da maneira como o mundo todo esta’ rezando pra que aconteça. A caminho da simplicidade...

Pesquisar este blog