domingo, 28 de setembro de 2008

Teste e opinião das Botas Nômade Peregrino





E agora que bota escolher para a viagem ?

Provei uma Snake e uma Solomon, duras, muito duras, precisam amaciar, mas têm fama de serem muito boas e são bem recomendadas, principalmente no site do Mochileiros.

Após muitas pesquisas, ir nas lojas, provar e analisar preços, acabamos conhecendo o pessoal das Botas Nomade.

Liguei lá pra ver qual era, e fui atendido pelo Fábio, um dos donos. Me explicou, muita coisa, como as diferenças de botas duras ou macias, e sugeriu que fossemos de Nomade Peregrino.


Pontos Positivos:

  • Bota macia, nem precisou amaciar. Pegamos um dia antes de ir viajar, e não tiramos mais do pé por 20 dias, até por que era o único calçado que tínhamos :-)
  • Sem bolhas no pé e sem dores.
  • Mesmo número dos calçados normais que estamos acostumados a usar. Provei uma Snake e teria que optar por dois números acima.
  • Impermeável. Pegamos chuva, pisamos nas poças e atravessamos alguns rios sem problemas. Quando cheguei em casa lavei ela com a mangueira e não molhou por dentro.
  • Solado Vibram funcionou direitinho, nao tivemos problemas com escorregões. Adere bem nas pedras e barro. Só cuidado com asfalto molhado que escorrega um pouco. Também não é bota pra andar no asfalto mesmo.
  • As opções de amarração do cadarço oferece o conforto de um tênis quando quiser aliviar na pegada. Pois não precisa amarrar até em cima.
  • Quando bem amarrada, gruda no pé e da bastante firmeza ao calcanhar e tornozelo.

Pontos Negativos:

  • Por ser impermeável e designada para temperaturas negativas, soa muito e esquenta bastante, por isso, a meia estava sempre molhada de suor. Mesmo tirando a palmília de noite para respirar.
  • O design dela está ultrapassado, um aventureiro da Alemanha, me perguntou se era bota de lenhador.

Nossa opinião geral é que valeu a pena, bom custo benefício.

16 comentários:

Anônimo disse...

Comprei uma Nomade Titã e depois de cerca 1 ano e meio parece que a bota deixou de ser impermeável.

Em um dia de chuva forte usei uma parka, calça impermeável de alta montanha e a bota....detalhe....pés encharcados...

Ainda não achei por onde entra água, se pela borracha, se pelas presilhas de amarração, ou se mesmo pelo tecido (que deveria ser uma membrana impermeável...

É confortável pra andar na trilha....mas não funciona como deveria a impermeabilização...

Resultado, vou ter que achar outra bota para manter os pés secos

Andarilho da Ilha disse...

É bom saber!!!
Tá registrado seu comentário então!!!
Obrigado!!!

Anônimo disse...

Olá!
Daqui prá frente farei várias perguntas, pois sou iniciante em trilhas e vou começar logo por Salkantay, em junho. Gostei muito do blog e as dicas que vc deixou no mochileiro, então, a primeira pergunta: além da bota, vc acha necessário também a meia impermeável??

Andarilho da Ilha disse...

Oi!
Ficamos felizes que vc tenha gostado do blog, estamos a disposição para tirar suas dúvidas!
Sobre as meias, a Trilha de Salkantay é considerada alta montanha, com o pico nevado e temperaturas negativas durante o ano inteiro, por isso, é muito importante estar com os pés secos e aquecidos.
Uma boa bota impermeável já resolve, mas se vc prefere 100% de segurança, a meia também é muito útil, porque em caso de muita chuva, as águas dos riachos e degelos a serem cruzados, podem ficar no nível do joelho, e aí, só as meias resolvem.
Agente recomenda também, fazer umas caminhadas de preparo, porque em Salkantay, tem que andar uma média de 20 km por dia, durante quatro dias.
Mas é muito bom, vale muito a pena!
Abraço e até logo!

Catatau disse...

Rapaz, sou usuário e acho a Peregrino uma das botas mais bonitas já feitas. Deixe o alemão pensar o que quiser! Mesmo que não seja "atual", quer dizer que os caras se preocupam com a aparência, e não com o fato de ser usual?

Embora acho atualíssima.

Muito bom seu post, e muito interessante ver alguém a usando na neve. Ela mandou bem?

um abraço,

Andarilho da Ilha disse...

Grande Catatau!!!
É isso ae!!! Em primeiro lugar a funcionalidade!!!
Ela se mostrou ótima pra neve, pegamos temperatura de cinco graus abaixo de zero no Perú e os pés continuaram quente e secos!
Obrigado pelo comentário!

Nilson Soares disse...

Galera,

Estou examinando com calma o blog, o que vi até aqui gostei, parabéns, verdade que cheguei meio tarde nessa postagem.

Esse alemão é uma mala...

abs,

Nilson Soares

Andarilho da Ilha disse...

Seja bem vindo ao blog Nilson!
Obrigado pelos comentários!
Até logo!

Rogério Saraiva disse...

Olá amigo, como vai?

Depois de quebra muito a cabeça com as Timberland Alpargatas, três botas e um tênis, todas me deixando na mão, resolvi ir de SNAKE. Não faço expedições em gelo, mais em asfalto mata fechada e te falo, detestei!! Apesar dela ser bonita e todo mundo elogiar, a parte do calcanhar com pouco meses de uso já estava toda destruída, a parte interna da bota rasgou sem mais nem menos e não é impermeável, enfim. Agora resolvi comprar uma Nômade, pelo seu relato, gostei. Parabéns pelo blog.

Andarilho da Ilha disse...

Oi Rogério!
Por aqui tudo bem, obrigado!
Que bom que gostou, esperamos que sua Nomade cumpra o papel de uma boa bota nacional!
A minha está bem usada mas ainda continua em uso!!!
Abraços!!

Anônimo disse...

Fiz o caminho de Santiago de Compostela com a Peregrino da Nômade: 900km no inverno de 2010. Me deparei com a "nevasca do século" como diziam os noticiários locais. Não molhei minha meia mesmo andando com neve até o joelho. Sequer tive uma única bolha (andei por mais de um mês / média 30km por dia em diversos relevos). Todavia já voltou com danificada devido ao uso extremo e prolongado. Recomendo.

Andarilho da Ilha disse...

Excelente relato!
Parabéns pela sua incrível aventura!
E concordei com sua opinião de que mesmo voltando danificada, a Nomade Peregrino é uma bota que cumpre seu papel,impermeável e confortável!
Obrigado por comentar!
Boas caminhadas!

Anônimo disse...

Amigo, não estou criticando, mas me diga pra que serve uma bota impermeável se o seu pé fica o tempo todo molhado de suor? Hoje em dia este conceito de bota impermeável caiu em desuso, acredito que seja melhor usar uma bota de secagem rápida.

Andarilho da Ilha disse...

Oi amigo!
Obrigado por comentar!
Entendemos seu ponto de vista, mas em alta montanha ( acima de 4500 metros sobre o nivel do mar ) a bota tem que ser impermeável, devido a chance de congelamento das pontas dos dedos, levando a casos de amputação da ponta dos pés.
Por isso, as marcas de ponta estão sempre em busca de membranas para as botas, que sejam ao mesmo tempo impermeável, para evitar a entrada de água, mas também que sejam respiráveis, para permitir a saída das particulas de vapor, para evitar que os pés fiquem suados.
Nanotecnologia em tecidos.
Abraços e boas caminhadas!

Elvis Fernandes - Fotografia disse...

Amigo preciso comprar uma bota para minha viagem a Patagônia, tenho um Bull Terrier ha dois anos mas já descolou e tive que mandar costurar, obviamente perdeu sua impermeabilidade mas acredito que pelo preço que paguei ela já deu o que tinha q dar. rs.

Me interessei pela Nomade Peregrino, quanto ao suor chega a incomodar? Causa muito chulé rs?

Vou para Patagonia no verão, previsão de 9º e minima de -3º(noite).

Recomenda para esta trilha?

Grande abraço!

Andarilho da Ilha disse...

Oi Elvis!
O sour usando a Nomade Peregrino não chega a incomodar não. Como na Patagônia a temperatura não é quente mesmo no verão, e ainda chove bastante.
Essa bota vai suprir suas necessidades com certeza.
Quanto ao chulé é só usar talco antisséptico e tirar a palmilha pra
evaporar bem depois do uso.
Vai na fé e boas aventuras!
Grande abraço!

Pesquisar este blog