segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O que é Trekking?






Trekking é o ato de caminhar na natureza, para explorar uma área desconhecida, atingir o cume de uma montanha para se localizar e ter uma bela vista, ou para se locomover numa região.
Então, o Trekking é o mais antigo dos esportes do mundo. Desde o início da raça humana, há mais de 100 mil anos atrás, o homem se locomovia como nomades, buscando alimento e povoando novas áreas.

A palavra "trek" tem sua origem na língua africâner e passou a ser empregada pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.

O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio e locomoção era a caminhada.

Quando os britânicos invadiram a região, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente.


Mas o trekking começou a se desenvolver como esporte na Europa, região dos Alpes. Onde os cumes das fronteiras entre França, Suiça e Itália, começaram a ser conquistada a partir de 1492.
Mas 08 de agosto de 1789, é considerado o ínicio do montanhismo moderno, porque Michel Paccard e Jacques Balmat, atingiram o cume do Mont Blanc, na França, com 4.810 metros de altitude. A primeira ascenção de alta montanha pelos europeus incentivou pessoas do mundo todo a explorarem as montanhas do planeta.

Os praticantes da modalidade aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer em caminhar.

O baixo custo da atividade, aliado com os vários níveis de dificuldades, proporciona ao praticante toda a segurança necessária e, é um dos principais motivos para o desenvolvimento do esporte. "Nos últimos anos o crescimento tem sido muito grande.

Como competição,
as regras nas provas do Trekking se assemelham as de um rally de regularidade. A equipe vencedora é aquela que consegue atingir com precisão o tempo estipulado da prova e perder menos pontos na contagem final, depois de apurados os tempos nas passagens pelos postos de fiscalização.

As provas cada vez contam com mais equipes", disse o Diretor do Departamento de Trekking da ABEA (Assossiação Brasileira de Esportes de Aventura), Esdras Martins.

Mais informações em http://oradical.uol.com.br/trekking/

2 comentários:

Milena Estevam disse...

Show!
Amei a nova foto do Blog. Mas vou ficar com saudade do Cachorro!

Andarilho da Ilha disse...

Que bom que vc gostou!!!
De repente o cachorro peruano volta!!!!! rsrsrrsrsrsrs

Pesquisar este blog