sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Situação Atual, Política, Econômica e Dicas da Bolívia



Segurança - Cuidado com as mochilas no aeroporto.

Por mais incrível que pareça, mesmo na Gol Brasileira, mas também nas outras empresas aéreas, lacrem suas mochilas. Praticamente todas são abertas durante o transporte do Check-in para o Avião. Os bolsos externos, mais fáceis, são facilmente abertos.

Abriram minha mochila na ida de Sta Cruz para La Paz e sumiu meu carregador de pilhas, pela TAM (Boliviana) e na volta, pela Gol, um cabo da maquina e uma lanterna.

Apesar de eu ter reclamado quando Cheguei em São Paulo, fui informado que não há como se responsabilizar. No mesmo vôo, da Gol, alguns estrangeiros e outras pessoas que tiveram problemas também. Portanto, lacrem suas mochilhas.

Transporte - Os ônibus na Bolívia são os piores.

O comentário é geral em todos os sites. Não acreditem apenas nas fotos que os vendedores mostram na hora de vender a passagem pois na hora a realidade é outra. Pesquisem e se informem o máximo que puder. Comprem as passagens direto no local. Não compre nada de atravessadores pois vai sair muiiiito mais caro.

Também cuidado com as passagens antecipadas. Nossa experiencia foi que as coisas se resolvem tudo na hora. Não adianta passagem antecipada. Vale quem chega primeiro na fila. Portanto, mesmo que você tenha comprado a passagem com atencedencia, reservado seu lugar e tal, chegue cedo e marque sua presença. No aeroporto, tivemos dificuldades pra comprar as passagens antecipadas porque os voos estavam lotados. Na hora do voo tinha muita gente comprando passagens, além de, na hora de embarcar, as marcações de lugares nao tinham mais validade. "Sente onde for melhor pra você" diziam as aeromoças.

Economia - Real muito valorizado.

Atualmente 1 real vale aproximadamente 4 bolivianos. Realmente as coisas são muito baratas, desde hotéis por 25 bls, roupas e alimentação.

Roupas Técnicas, equipamentos para camping, etc

Realmente tinha ouvido falar, mas foi preciso conhecer melhor pra descobrir. Existem muitas opções na calle Sarganada e no Shopping Norte. Procurem bastante. Muitas roupas são produzidas ali mesmo, com qualidade um pouco inferior, mas os preços compensam.

Roupas de qualidade, encontrei foram duas lojas no Shopping Norte com pouca variedade, uma loja de pesca num shopping mais abaixo e uma loja chamada Tatoo, no final da Sarganaga que, essa sim, tem tudo e mais um pouco. Por se tratar de roupas de qualidade, os preços são mais salgados, mas nem se compara aos preços do Brasil. Vale muito a pena revervar um dinheiro e comprar tudo em La Paz.

Situação Atual Política

Vivemos algumas aventuras devido a situação atual do país. Enquanto estávemos lá o prefeito de Pando foi preso, muitos protestos nas ruas, conflitos policiais, gás lacrimogênio e até dinamites !!!

Na volta, do avião, dava pra ver as estradas bloqueadas com queimadas e muita, mas muita polícia na rua.

A situação nos departamentos situados no Oriente são das mais complicadas. Uma semana antes de voltarmos, o aeroporto de Viru Viru foi bloqueado e voos cancelados. Para quem quer ir para Cochabamba, Oruru, Uyuni, Pando, Sucre, etc tem que ter ciência que as estradas podem ser bloqueadas e terão que ficar na cidade aguardando. De avião é menos complicado.

Veja este link bem esclarecedor sobre a situação economica e política atual: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/analise/bolivia-diante-do-caos-total



2 comentários:

Aloyana disse...

olá! boa noite! eu sou Aloyana e tenho um roteiro de viagem bolivia-peru pra janeiro de 2009. sera q eu te encomodaria mto perguntando algumas coisas?
queria saber como esta situaçao em la paz em relaçao a guerra?e esse shopping norte q vc citou fica onde?
tem como vc me mandar um email?ficaria mto grata! aloyana2004@gmail.com

desculpe o encomodo mais uma vez!
bons dias!

Comentei disse...

Fala Celso!

Tô indo pra MP por salkantay e queria algumas dicas!

Me manda um e-mail kicozaninetti@gmail.com pra gente trocar uma idéia

Abraços

Sua viagem foi top!

Pesquisar este blog

Carregando...

Trip Bolivia - Perú

Loading...